AS PRESCRIÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7057

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Avaliação, Educação Física

Resumo

Este artigo busca compreender como são prescritas as práticas avaliativas em todas as disciplinas que compõem a matriz curricular de três cursos de formação de professores em Educação Física das instituições privadas do Estado do Espírito Santo e suas implicações para a constituição dos saberes docentes. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo crítico-documental (BLOCH, 2001) e utiliza os planos de disciplinas como fonte. O software Iramuteq auxiliou na produção dos gráficos e na análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciam que os principais critérios avaliativos prescritos nos planos de disciplina estão relacionados com os aspectos: técnicos e estruturais dos trabalhos (45%); comportamentais (40%); do ensino ou da aprendizagem (15%). As disciplinas de formação ampliada têm priorizado o uso de instrumentos avaliativos individuais com ênfase na escrita e na prova, enquanto as disciplinas de formação específica dão destaque à avaliação coletiva com maior diversidade de instrumentos. O estudo aponta para a necessidade de a formação de professores assumir práticas avaliativas que auxiliem a aprendizagem; busquem compreender os sentidos atribuídos pelos alunos às suas práticas; considerem a especificidade da disciplina; sirvam de exemplo aos alunos para futura reprodução no ambiente escolar; possibilitem a participação ativa dos discentes na escolha dos instrumentos, dos critérios e no processo de julgamento de valor e tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Fábia Maria Boreli Poleto, Centro Universitário São Camilo - Brasil

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Professora do curso de Educação Física do Centro Universitário São Camilo - Brasil; Membro do Instituto de pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria).

 

Matheus Lima Frossard, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Doutorando em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Membro do Instituto de pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria); Bolsista de doutorado/CAPES-ES.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física; Líder do Instituto de pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

POLETO, F. M. B.; FROSSARD, M. L.; SANTOS, W. dos. AS PRESCRIÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 542-568, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.7057. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7057. Acesso em: 19 abr. 2024.

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