AS PRESCRIÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7057Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Avaliação, Educação FísicaResumo
Este artigo busca compreender como são prescritas as práticas avaliativas em todas as disciplinas que compõem a matriz curricular de três cursos de formação de professores em Educação Física das instituições privadas do Estado do Espírito Santo e suas implicações para a constituição dos saberes docentes. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo crítico-documental (BLOCH, 2001) e utiliza os planos de disciplinas como fonte. O software Iramuteq auxiliou na produção dos gráficos e na análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciam que os principais critérios avaliativos prescritos nos planos de disciplina estão relacionados com os aspectos: técnicos e estruturais dos trabalhos (45%); comportamentais (40%); do ensino ou da aprendizagem (15%). As disciplinas de formação ampliada têm priorizado o uso de instrumentos avaliativos individuais com ênfase na escrita e na prova, enquanto as disciplinas de formação específica dão destaque à avaliação coletiva com maior diversidade de instrumentos. O estudo aponta para a necessidade de a formação de professores assumir práticas avaliativas que auxiliem a aprendizagem; busquem compreender os sentidos atribuídos pelos alunos às suas práticas; considerem a especificidade da disciplina; sirvam de exemplo aos alunos para futura reprodução no ambiente escolar; possibilitem a participação ativa dos discentes na escolha dos instrumentos, dos critérios e no processo de julgamento de valor e tomada de decisão.
Downloads
Metrics
Referências
BLOCH, Marc L. B. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BONA, Aline S. D.; BASSO, Marcus V. A. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 339-416, 2013.
BOUD, David; COHEN, Ruth; SAMPSON, Jane. Peer learning and assessment. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 24, n. 4, p. 413-426, 1999.
CARLINO, Paula. Alfabetización académica: Un cambio necesario, algunas alternativas posibles. Educere, v. 6, n. 20, p. 409-420, 2003.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CECHELLA, João Carlos. A avaliação em educação física: uma nova perspectiva. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 8, p. 65-76, 1991.
DARIDO, Suraya. C. Avaliação em educação física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Org.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
DELUCA, Christopher; KLINGER, Don A. Assessment literacy development: identifying gaps in teacher candidates’ learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 17, n. 4, p. 419-438, 2010.
DOCHY, Filip; SEGERS, Mien; DIERICK, Sabine. Nuevas vías de aprendizaje y enseñanza y sus consecuencias: una era de evaluación. Red-U, v. 2, n. 2, p. 13-30, 2002.
ESTEBAN, Maria Teresa. (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999
EVANS, Carol. Making Sense of Assessment Feedback in Higher Education. Review of Educational Research, v. 83, n. 1 p. 70–120, 2013.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
FROSSARD, Matheus L.; CASSANI, Juliana M.; STIEG, Ronildo; PAULA, Sayonara C.; SANTOS, Wagner. Appropriations of the evaluation practices for the teaching of undergraduate students in physical education, Journal of Physical Education, v. 29, p. 1-13, 2018.
FUZII, Fábio T. Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura. 2010. 197 f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia da Motricidade Humana) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
GATTI, Bernadete A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014.
GIMENEZ, Roberto. Século XIX: conquistas e desafios na formação de professores de educação física: In: GIMENEZ, R.; SOUZA, M. T. (Org.). Ensaios sobre contextos da formação profissional em Educação Física. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011. p.73-82.
GINZBURG. Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HAMODI, Carolina; LÓPEZ-PASTOR, Victor M.; LÓPEZ-PASTOR, Ana Teresa. If I experience formative assessment whilst studying at university, will I put it into practice later as a teacher? Formative and shared assessment in Initial Teacher Education (ITE), European Journal of Teacher Education, v. 40, n. 2, p. 1-20, 2017.
HARRIS, Lois R.; BROWN, Gavin T. Opportunities and Obstacles to Consider When Using Peer- and Self-assessment to Improve Student Learning: Case Studies into Teachers’ Implementation. Teaching and Teacher Education, v. 36, p. 101–111, 2013.
HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 7. ed. Porto Alegre: Mediadora, 2002.
KEARNEY, Sean. Improving engagement: the use of ‘Authentic self-and peer-assessment for learning’ to enhance the student learning experience. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 38, n. 7, p. 875-891, 2013.
KHUZWAYO, Mamsi E. Assessment of group work in initial teacher education and training. South African Journal of Education, v. 38, n. 2, 2018.
LÓPEZ-PASTOR, Victor M., PÉREZ-PUEYO, Ángel., BARBA, José J., LORENTE-CATALÁN, Eloísa. Percepción del alumnado sobre la utilización de una escala graduada para la autoevaluación y coevaluación de trabajos escritos en la formación inicial del profesorado de educación física (FIPEF). Revista Cultura, Ciencia y Deporte, v. 11, n. 31, p. 37-50, 2016.
MARTINS, Pura Lúcia O. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2002.
MATOS, Sérgio S. Educação física escolar, cidadania e o procedimento metodológico da avaliação. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Maringá, v. 14, n. 2, p. 65-70, jan. 1993.
MELO, Luciene F.; MIRANDA, Maria Luiza J.; FERRAZ, Osvaldo L.; NISTA-PICCOLO, Vilma L. Produção de conhecimento em prática avaliativa do professor de educação física escolar: análise das escolhas metodológicas. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 01-294, jan./mar. 2014.
MENDES, Olenir M. Formação de professores e avaliação educacional: o que aprendem os estudantes das licenciaturas durante sua formação. 2006. 166f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
NASCIMENTO, Adriano R. A.; MENANDRO, Paulo R. M. Análise lexical e análise de conteúdo: Uma proposta de utilização conjugada. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 6, n. 2, p.72-88, 2006.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2004.
NÓVOA, António. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NOVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Caderno de Pesquisa [online], v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
PASCARELLA, Ernest T.; TERENZINI, Patrick T. How College Affects Students: A Third Decade Of Research. San Francisco: Jossey-Bass, 2005.
PICOS, Andrés P.; LÓPEZ-PASTOR, Victor M. Haz lo que yo digo pero no lo que yo hago: sistemas de evaluación del alumnado en la formación inicial del profesorado. Revista de Educación, v. 36, p. 279-305, 2013.
ROMBALDI, Rosiane M.; CANFIELD, Marta S. A formação profissional em educação física e o ensino da avaliação. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 21, p. 31-36, 1999.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Artmed: Porto Alegre, 2000.
SANTOS, Wagner dos. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção, Vitória: Proteoria, 2005.
SANTOS, Wagner dos. Currículo e avaliação na educação física: práticas e saberes. In: SCHNEIDER, O.; GRUNENNVALDT, J. T.; KUHN R.; RIBEIRO, S. D. D. (Org.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. 1ed.Aracajú: Editora da UFS, 2008, v. 2, p. 87-106.
SANTOS, Wagner dos; MAXIMIANO, Francine de L. Avaliação na educação física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 883-896, out./dez. 2013
SANTOS, Wagner dos; ROSTOLDO Lívia; CASSANI, Juliana; MELLO, André S.; SCHNEIDER, Omar. Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para atuação profissional. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n. 4, p. 153-179, out./dez. 2014.
SANTOS, Wagner dos; STIEG, Ronildo; CASSANI, Juliana; VIEIRA, Aline O.; OLIVEIRA, Mathews; FERREIRA NETO, Amarílio. Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, jan/abr. 2019.
SANTOS, Wagner dos; VIEIRA, Aline O.; STIEG, Ronildo; MATHIAS, Bruna J.; CASSANI, Juliana M. Práticas avaliativas de professores de educação física: inventariando possibilidades. Journal of Physical Education, v. 30, p. 3005, 2018.
SCHNEIDER, Omar; BUENO, José Geraldo S. A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 23-45, jan./abr. 2005.
SIEBERT, Raquel S. de S. Avaliação em educação física: uma produção da verdade disciplinar. Revista Brasileira Ciência do Esporte, Santa Maria, v. 16, n. 3, p. 151- 157, maio, 1995.
SILVA, Alcir. H. A Avaliação da aprendizagem em educação física escolar: desvelando a categoria. Pensar a Prática, v.2, jun/jul, 1998/1999.
SLUIJSMANS, Dominique M. A.; BRAND-GRUWEL, Saskia; VAN MERRIËNBOER, Jeroen J. G. Peer assessment training in teacher education: Effects on performance and perceptions. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 27, n. 5, p. 443-454, 2002.
SLUIJSMANS, Dominique M. A.; PRINS, Frans. A conceptual framework for integrating peer assessment in teacher education. Studies' in Educational Evaluation, v. 32, p. 6-22, 2006.
STIEG, Ronildo; VIEIRA, Aline O.; FROSSARD, Matheus L.; FERREIRA NETO, Amarílio; SANTOS, Wagner. Avaliação educacional nos cursos de licenciatura em educação física nas IES Brasileiras: uma análise das disciplinas específicas. Currículo sem fronteiras, v. 18, p. 639-667, 2018.
VILLAS BOAS, Benigna M.F; SOARES, SÍLVIA L. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio-ago., 2016
VILLAS BOAS, Benigna. M. F. Portfólio: avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.
WATTS, Frances Y; GARCÍA-CARBONELL, Amparo. La evaluación compartida: investigación multidisciplinar. Valencia: Servicio de Publicaciones de la Universidad Politécnica de Valencia, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.