A educação democrática em tempos de "Escola sem Partido"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7201

Palavras-chave:

Educação democrática, Escola sem Partido, Sociedade

Resumo

Este texto aborda autores que tratam das relações entre educação, sociedade e democracia, além de normas constitucionais e infraconstitucionais da legislação brasileira, com o objetivo de desenvolver a ideia de uma educação democrática e, assim, problematizá-la frente à organização Escola sem Partido (EsP). Busca-se demonstrar que a educação democrática é um princípio inegociável em uma democracia. No entanto, com o golpe de Estado de 2016 e a intensificação das ações da organização EsP, princípios basilares como os relacionados à educação democrática foram colocados em dúvida e, por isso, necessitam ser constantemente defendidos e reafirmados.

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Biografia do Autor

Charles Immianovsky, Fundação Universidade de Blumenau – FURB – Brasil

Doutorando em Educação – FURB; Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Brasil; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (FURB – SC)

Rita de Cássia Marchi, Fundação Universidade de Blumenau – FURB – Brasil

Pós Doutora em Sociologia da Infância – Universidade do Minho. Doutora em Sociologia Política – UFSC/PARIS V; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Brasil; Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente – NEICA (FURB – SC).

Carla Carvalho, Fundação Universidade de Blumenau – FURB – Brasil

Doutora em Educação – UFPR; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Brasil; Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (FURB – SC).

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

IMMIANOVSKY, C.; MARCHI, R. de C.; CARVALHO, C. A educação democrática em tempos de "Escola sem Partido". Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 451-471, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.7201. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7201. Acesso em: 22 dez. 2024.