Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento

Autores

  • Anselmo Alencar Colares
  • Maria Antonia Vidal Ferreira
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.964

Palavras-chave:

Universidade, Amazônia paraense, Políticas públicas

Resumo

O artigo apresenta resultados preliminares de um projeto mais abrangente que estuda o Ensino superior na Amazônia Paraense: Políticas Públicas e Impactos Sociais. Contempla registros históricos do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará, culminando com a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará e o fortalecimento de aprendizados de parcerias interinstitucionais. Dois aspectos emergiram de maneira acentuada nas análises, os quais foram compreendidos como legados da instituição formadora para a primeira universidade federal instalada no interior da Amazônia. O primeiro diz respeito a política de descentralização da gestão no seu processo de interiorização e, o segundo, pela parceria entre a Ufopa e a Unicamp, gerando as bases para o surgimento de uma escola de pensamento assentada no materialismo histórico dialético e na pedagogia histórico critica.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

COLARES, A. A.; VIDAL FERREIRA, M. A.; IMBIRIBA SOUSA COLARES, M. L. Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 273-290, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.964. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/964. Acesso em: 5 nov. 2024.