Ensino superior na Amazônia: cooperação interinstitucional e a formação de uma escola de pensamento
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.964Keywords:
Universidade, Amazônia paraense, Políticas públicasAbstract
O artigo apresenta resultados preliminares de um projeto mais abrangente que estuda o Ensino superior na Amazônia Paraense: Políticas Públicas e Impactos Sociais. Contempla registros históricos do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará, culminando com a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará e o fortalecimento de aprendizados de parcerias interinstitucionais. Dois aspectos emergiram de maneira acentuada nas análises, os quais foram compreendidos como legados da instituição formadora para a primeira universidade federal instalada no interior da Amazônia. O primeiro diz respeito a política de descentralização da gestão no seu processo de interiorização e, o segundo, pela parceria entre a Ufopa e a Unicamp, gerando as bases para o surgimento de uma escola de pensamento assentada no materialismo histórico dialético e na pedagogia histórico critica.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.