Casa familiar rural (CFR) de Santarém-Pará: práticas, resistência e luta emancipatória

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DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11301

Palavras-chave:

práticas escolares, instituição educacional-Casa Familiar Rural, movimento social do campo

Resumo

Este estudo partiu da busca de compreensão de práticas escolares e de experiências na Instituição Casa Familiar Rural (CFR) de Santarém, considerando a perspectiva diferenciada enquanto resistência ao projeto homogeneizador dominante. A proposta educacional Casa Familiar se desenvolveu inicialmente na França (1935); Itália (1960) e no Brasil/Espírito Santo (1969) sendo criada pelo movimento social do campo para acesso à educação e se contrapondo ao modelo urbanocêntrico excludente. Alterna educação e trabalho em tempos formativos de teoria e prática para a formação integral dos jovens. A pesquisa que deu suporte às análises foi realizada a partir de outros estudos sobre o tema, documentos e obtenção de informações na instituição estudada, por meio de entrevistas e visitas de campo. No texto, destacamos as contradições entre discursos e práticas na relação entre Estado e movimento social, compreendendo as marchas e contramarchas na construção da política educacional do campo. A análise de documentos oficiais e entrevistas permitiram concluir que na relação com o poder estatal, a CFR contribui nas lutas da constituição do poder local para a emancipação humana da coletividade do campo.

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Biografia do Autor

Glez Rodrigues Freitas Bentes, Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

Glez Rodrigues Freitas Bentes. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2016). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/UFOPA. Contribuição de autoria: escrita-primeira redação, edição, investigação.

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - Brasil

Anselmo Alencar Colares. Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Bolsista Produtividade CNPq. Líder do HISTEDBR/UFOPA”. Contribuição de autoria: escrita, supervisão, revisão.

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

BENTES, G. R. F.; COLARES, A. A. Casa familiar rural (CFR) de Santarém-Pará: práticas, resistência e luta emancipatória. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e11301, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.11301. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11301. Acesso em: 5 nov. 2024.

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