Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10427

Palavras-chave:

BNCC, currículo, educação ambiental, ensino de ciências

Resumo

Neste artigo, realizamos uma investigação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, com foco na Educação Ambiental (EA), usando o descritor: “ambient”, para observarmos como os aspectos ambientais estão presentes na BNCC, com atenção à aproximação das teorias curriculares. Como resultado, obtivemos 63 palavras relacionadas ao descritor, entretanto ficou uma amostra de 22 palavras (nos respectivos excertos). Desses excertos, 11 inclinaram-se para a teoria tradicional, oito para a crítica e, três na pós-crítica. Assim, concluímos que a teoria majoritária foi a tradicional, nos fazendo entender que é preciso ir além, contemplando também as teorias críticas e pós-críticas no currículo, porque a BNCC apresenta carência no que tange a EA. Portanto, a ideia desta pesquisa é ampliar o conhecimento da BNCC na busca por alternativas de inserção da EA de forma transversal no currículo, após observar que ela não contempla em quantidade e nem em qualidade a função potencializadora da EA.

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Biografia do Autor

Eloisa Antunes Maciel, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Mestre em Ensino de Ciências pela UFFS. Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsiata Capes. Contribuição de autoria: Autora

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - Brasil

Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul. Contribuição de autoria: Autora.

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Publicado

2022-10-28

Como Citar

MACIEL, E. A.; UHMANN, R. I. M. Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10427, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10427. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10427. Acesso em: 24 abr. 2024.