A Política de Fechamento de Escolas no Campo na Região Metropolitana de Curitiba/PR
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i26.2825Keywords:
Educação do campo. Fechamento de escola pública. Política educacional.Abstract
O objetivo deste texto é problematizar a política de fechamento de escolas localizadas no campo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), estado do Paraná. Intenciona-se, ainda, destacar as políticas educacionais, em especial a do transporte escolar e a prática de nucleação de escolas, como determinantes para o processo do fechamento de escolas. As reflexões são oriundas de: estudo exploratório e análise documental, realizadas no período de março de 2015 a abril de 2017. Constata-se que o fechamento de escolas não é uma política isolada, é uma prática articulada a outras políticas voltadas a atender as necessidades forjadas pelo capitalismo agrário no campo. Como enfrentamento ao crescente fechamento de escolas localizadas no campo, torna-se necessária a democratização da escola pública, com o legítimo envolvimento da comunidade, como explícito nos princípios da Educação do Campo. A organização coletiva é outra frente que fortalece a luta pela escola em todas as dimensões que a forjam como “pública”, como efetivação de um direito dos trabalhadores. Outro elemento fundamental é se apropriar da intencionalidade dos projetos de campo defendidos e amparados pelo Estado, e trazer os debates econômicos, políticos e sociais para dentro da escola e vice-versa, pois a escola é determinada e pode ser determinantes das relações que se materializam na sociedade. A política de fechamento de escolas é mais um dos arranjos do capitalismo agrário que contribui para os processos de migração do campo para a cidade.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.