EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JOGOS ELETRÔNICOS: O REAL E VIRTUAL EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS

Authors

  • Elisângela Barbosa Madruga Universidade Federal do Rio Grande – Brasil
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4680

Keywords:

Educação. Educação Ambiental. Governamento.

Abstract

Frente a um contexto de crises e de tecnologias de informação avançadas, verdades são proliferadas e assim, como uma onda que captura e envolve, muitos submergem a estas. Nesse sentido, o presente artigo tem como proposta analisar teoricamente o tema Educação Ambiental e jogos eletrônicos, pois se entende que ambos são mecanismos de controle e de
modulação de sujeitos. Cabe ressaltar que o trabalho se constitui em uma pesquisa bibliográfica. As discussões serão explanadas mediante a provocações advindas do campo da filosofia, que visam disparar um pensamento que se distancie das verdades dadas. A partir do tema em questão, se abordou os conceitos de governamento, noopolítica e ecopolítica, que refletem as novas relações de poder instauradas neste tempo.  

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Elisângela Barbosa Madruga, Universidade Federal do Rio Grande – Brasil

Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF).

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). PósDoutorado em Filosofia pela Univeridad de Murcia/Espanha (Estágio Sênior Capes). Pesquisadora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Editora adjunta da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF/FURG). Bolsista Produtividade2 do CNPq.

Published

2019-01-17

How to Cite

MADRUGA, E. B.; HENNING, P. C. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E JOGOS ELETRÔNICOS: O REAL E VIRTUAL EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 407-429, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i31.4680. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4680. Acesso em: 22 jul. 2024.