Traçados histórico-filosófico de uma arte pedagógica da educação infantil na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.11532

Palavras-chave:

educação infantil, Michel Foucault, pensamento educacional moderno, Comenius, Rousseau

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar alguns traçados históricos e filosóficos que dão sustentação às práticas educativas desenvolvidas com crianças de 4 e 5 anos matriculadas em classes de educação infantil na atualidade. Toma como corpus analítico as estratégias metodológicas relatadas por professoras na Revista Pátio Educação Infantil no período de 2014 a 2018. Assume a perspectiva dos estudos foucaultianos e inspira-se na história efetiva para traçar uma breve história genealógica a respeito do pensamento pedagógico moderno, a fim de encontrar algumas pistas sobre a composição das forças que nos ensinaram as formas como realizamos nossas práticas de educação infantil hoje. Desse modo, revisita ditos de Jan Amos Comenius e Jean Jacques Rousseau, pensadores clássicos da Pedagogia Moderna, apontando-os como instauradores de discursividade sobre os modos como assumimos o pensamento pedagógico contemporâneo. Busca dar visibilidade às práticas atuais no que se refere à Educação Infantil e trata de compreender como estas foram se engendrando e se constituindo ao longo da história da Pedagogia levando à emergência de uma arte pedagógica da atualidade, a qual é entendida como uma atualização dos princípios da arte de ensinar comeniana e da arte de educar rousseauniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Ruiz Silva, Universidade Federal do Rio Grande - Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela FURG. Professora Adjunta II do Instituto de Educação e do PPG Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Vice-líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF.

Contribuição de autoria: escrita e revisão do material 

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - Brasil

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Associada IV do Instituto de Educação, do PPG Educação e do PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do GEECAF. Bolsista Produtividade 1D do CNPq.

Contribuição de autoria: escrita e revisão do material.

Referências

BOUTIN, Aldamara. Formando novos pensadores. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A Educação S.A, ano XIV. n. 48, p. 32-34, jul./set. 2016.

BRASIL. Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, [...]. Brasília: Presidência da República, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11274.htm. Acesso em: 15 jun.2023.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. 2ª. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 2002.

CANGUSSU, Lilian. Conhecer para não repetir. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A Educação S.A, ano 15, n. 52, p. 32-35, jul./set. 2017.

CARDOSO, Izabela. Compartilhado saberes e sabores da natureza. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A Educação S.A, ano XIII, n. 45, p. 28-31, out./dez. 2015.

COMENIUS, Jan Amos. Didática Magna. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

EVANGELISTA, Marcia Nico; COSTA DE PAULA, Maria de Fátima. Currículo e Produção de Subjetividades. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 186-207, jul./set. 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5282. Disponível em https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5282/3967 Acesso em 15 jun. 2023.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos III: Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. p. 264-298.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 13ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GARCIA, Maria Manuela Alves. Quimeras do Curso de Pedagogia:

a formação para a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n.33, p. 91-117, jul./set. 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5278. Disponível em https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5278/4000 Acesso em 15 jun. 2023.

HENNING, Paula Corrêa; FERRARO, José Luis. A relação escola-estado: provocações de nietzsche e foucault para pensarmos nossa atualidade. Educação em Revista, v. 38, 2022. DOI: 10.1590/0102-469822033. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/22033. Acesso em: 05 jun. 2024.

NARODOWSKI, Mariano. El paradigma comeniano. El final de las utopias educacionales. Um adiós sin penas ni olvidos. 2013. Disponível em https://archivo.argentina.indymedia.org/uploads/2012/07/el_final_de_las_utopias_educativas._un_adios_sin_penas_ni_olvidos.pdf Acesso em 15 jun. 2023.

NARODOWSKI, Mariano. Comenius & a Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. El gobierno pedagógico. Del arte de educar a las tradiciones pedagógicas. Bogotá: Siglo del Hombre Editores y Grupo Historia de la Práctica Pedagógica, 2012.

PEREIRA, Cíntia Beatriz Machado. Arte de ludicidade no jardim das sensações. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A Educação S.A, ano XIII, n. 43, p. 34-37, abr./jun. 2015.

POLTRONIERI, Érica. O desertar de um olhar sensível. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A Educação S.A, ano XIV, n. 46, p. 28- 31, jan./mar. 2016.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio, ou Da Educação. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

SILVA, Gisele Ruiz; HENNING, Paula Corrêa. Sujeito-infantil-escolarizado: relações de poder-saber no gerenciamento de uma população. Perspectiva, [S. l.], v. 37, n. 3, p. 973–991, 2019. DOI: 10.5007/2175-795X.2019.e55569. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2019.e55569. Acesso em: 05 jun. 2024.

STRECK, Danilo. Rousseau e a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

TELLES, Márcia. Ler para aprender e se divertir. Pátio Educação Infantil. Porto Alegre: Grupo A Educação S.A, ano 15, n. 51, p. 32-35, abr./jun. 2017.

VARELA, Julia. O estatuto do saber pedagógico. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 87-96.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

SILVA, G. R.; HENNING, P. C. Traçados histórico-filosófico de uma arte pedagógica da educação infantil na atualidade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e11532, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.11532. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11532. Acesso em: 16 jul. 2024.