Traçados histórico-filosófico de uma arte pedagógica da educação infantil na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.11532

Palavras-chave:

educação infantil, Michel Foucault, pensamento educacional moderno, Comenius, Rousseau

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar alguns traçados históricos e filosóficos que dão sustentação às práticas educativas desenvolvidas com crianças de 4 e 5 anos matriculadas em classes de educação infantil na atualidade. Toma como corpus analítico as estratégias metodológicas relatadas por professoras na Revista Pátio Educação Infantil no período de 2014 a 2018. Assume a perspectiva dos estudos foucaultianos e inspira-se na história efetiva para traçar uma breve história genealógica a respeito do pensamento pedagógico moderno, a fim de encontrar algumas pistas sobre a composição das forças que nos ensinaram as formas como realizamos nossas práticas de educação infantil hoje. Desse modo, revisita ditos de Jan Amos Comenius e Jean Jacques Rousseau, pensadores clássicos da Pedagogia Moderna, apontando-os como instauradores de discursividade sobre os modos como assumimos o pensamento pedagógico contemporâneo. Busca dar visibilidade às práticas atuais no que se refere à Educação Infantil e trata de compreender como estas foram se engendrando e se constituindo ao longo da história da Pedagogia levando à emergência de uma arte pedagógica da atualidade, a qual é entendida como uma atualização dos princípios da arte de ensinar comeniana e da arte de educar rousseauniana.

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Biografia do Autor

Gisele Ruiz Silva, Universidade Federal do Rio Grande - Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela FURG. Professora Adjunta II do Instituto de Educação e do PPG Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Vice-líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF.

Contribuição de autoria: escrita e revisão do material 

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - Brasil

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora Associada IV do Instituto de Educação, do PPG Educação e do PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do GEECAF. Bolsista Produtividade 1D do CNPq.

Contribuição de autoria: escrita e revisão do material.

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

SILVA, G. R.; HENNING, P. C. Traçados histórico-filosófico de uma arte pedagógica da educação infantil na atualidade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e11532, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.11532. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11532. Acesso em: 3 jul. 2024.