Desigualdades sociais e inclusão em educação: experiências da resistência venezuelana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8360

Palavras-chave:

Desigualdade social, Modelo político – social, Direitos sociais, Resistência e Participação social

Resumo

Este trabalho descreve o modelo político-social consagrado na Constituição da República Bolivariana da Venezuela de 1999 e a estrutura legal dela derivada, que destaca sua garantia de direitos fundamentais, entre outros, à educação. Seu perfil inclusivo é destacado como um instrumento para reverter os efeitos devastadores das desigualdades sociais historicamente criadas e reproduzidas, um produto da lógica metabólica do capitalismo periférico. Nesse esforço teórico-documental, é feita uma breve revisão teórica em torno do conceito de desigualdade social, para aprofundar e contrastar os fundamentos doutrinários do modelo bolivariano, enfatizando as diretrizes e políticas destinadas à construção de uma sociedade democrática da justiça e do direito no protagonismo organizado do povo como instrumento de resistência e construção coletiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samuel Hilcias Carvajal Ruiz , Universidad Nacional Simón Rodríguez – Venezuela

Núcleo Regional de Educación Avanzada – Caracas. Universidad Nacional Simón Rodríguez, Caracas – Venezuela.

Eduardo José Villasmil, Universidad Nacional Simón Rodríguez – Venezuela

Universidad Nacional Simón Rodríguez, Caracas – Venezuela.

Referências

ASAMBLEA NACIONAL CONSTITUYENTE. Constitución de la República Bolivariana de Venezuela. Gaceta Oficial N° 5.908 del 19 de febrero de 1999. Caracas: Imprenta Nacional, 1999.

ASAMBLEA NACIONAL CONSTITUYENTE. Plan de la Patria. Hacia la prosperidad económica. Caracas: Imprenta Nacional, 2019.

ASAMBLEA NACIONAL. Ley Orgánica de Educación. Caracas: Imprenta Nacional. Gaceta Oficial No 5.929 Extraordinaria de fecha 15 de agosto de 2009.

BOLÍVAR, Simón. Discurso de Angostura. En Carrero Murillo, M. (Comp.) Discurso de Angostura. Un proyecto de patria para la Venezuela del siglo XXI. Caracas: Centro Nacional de Historia, 2019.

CHÁVEZ FRÍAS, Hugo. El libro azul. Caracas: Ediciones Correo del Orinoco, 2013.

CARVAJAL RUIZ, Samuel H.; VILLASMIL, Paulina. et. al. La Ley Orgánica de Educación (LOE): Primera Ley Educativa de la Revolución Bolivariana. En Silva Triviños, N.A.; Dutra Búrigo, C. y Macuglia Oyarzabal, G. La formação de profesores para Educação Básica na América Latina: problemas e posibilidades. Florianópolis (Brasil): Universidade Federal de Santa Catarina, 2009, pp. 83 – 93.

LUQUE, Guillermo. Educación, pueblo y ciudadanía. La educación venezolana en la primera mitad del siglo XX (1899 – 1950). Caracas: Fundación Editorial El perro y la rana. 2010.

MINISTERIO DEL PODER POPULAR PARA LA EDUCACIÓN. Estadísticas educativas (1988/1989 – 2017/2018). Caracas: Dirección General de la Oficina Estratégica de Seguimiento y Evaluación de Políticas Públicas, 2018.

PRIETO FIGUEROA, Luis Beltrán. El Estado Docente. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho, 2006.

RODRÍGUEZ, Simón. Sociedades americanas. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho, 1990.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

RUIZ , S. H. C.; VILLASMIL, E. J. Desigualdades sociais e inclusão em educação: experiências da resistência venezuelana. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 376-390, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8360. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8360. Acesso em: 20 abr. 2024.