Desigualdades sociais e inclusão em educação: experiências da resistência venezuelana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8360

Palavras-chave:

Desigualdade social, Modelo político – social, Direitos sociais, Resistência e Participação social

Resumo

Este trabalho descreve o modelo político-social consagrado na Constituição da República Bolivariana da Venezuela de 1999 e a estrutura legal dela derivada, que destaca sua garantia de direitos fundamentais, entre outros, à educação. Seu perfil inclusivo é destacado como um instrumento para reverter os efeitos devastadores das desigualdades sociais historicamente criadas e reproduzidas, um produto da lógica metabólica do capitalismo periférico. Nesse esforço teórico-documental, é feita uma breve revisão teórica em torno do conceito de desigualdade social, para aprofundar e contrastar os fundamentos doutrinários do modelo bolivariano, enfatizando as diretrizes e políticas destinadas à construção de uma sociedade democrática da justiça e do direito no protagonismo organizado do povo como instrumento de resistência e construção coletiva.

 

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Biografia do Autor

Samuel Hilcias Carvajal Ruiz , Universidad Nacional Simón Rodríguez – Venezuela

Núcleo Regional de Educación Avanzada – Caracas. Universidad Nacional Simón Rodríguez, Caracas – Venezuela.

Eduardo José Villasmil, Universidad Nacional Simón Rodríguez – Venezuela

Universidad Nacional Simón Rodríguez, Caracas – Venezuela.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

RUIZ , S. H. C.; VILLASMIL, E. J. Desigualdades sociais e inclusão em educação: experiências da resistência venezuelana. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 376-390, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8360. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8360. Acesso em: 22 dez. 2024.