Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional

Authors

  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.959

Keywords:

Narrativas, Professores universitários, Socialização profissional

Abstract

Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla em que se buscou compreender como o professor universitário aprende a ensinar, bem como os saberes e estratégias construídos ao longo de seu processo de socialização profissional. Procurou-se, nesse artigo, fazer um recorte teórico da pesquisa, orientando a discussão para as temáticas: socialização profissional de professores; referência interpretativa do estudo e para a narrativa, meio de acesso à forma como eles representam, experimentam e constroem o seu mundo, suas experiências, suas intenções, crenças, teorias etc. Foram exploradas as narrativas a respeito das alternativas e embates no processo de socialização na instituição de exercício profissional, de oito professores de uma universidade pública mineira, que se encontravam em diferentes fases na carreira.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2017-04-09

How to Cite

FERNANDES FERENC, A. V. Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 176-197, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.959. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/959. Acesso em: 22 jul. 2024.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.