O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5053Palabras clave:
Avaliação da aprendizagem, Escola em tempo integral, Programa (Novo) Mais Educação.Resumen
Nesta policy análise focalizamos no conceito de avaliação da aprendizagem no Programa Novo Mais Educação (PNME). Para estabelecer os critérios de análise, recorreu-se ao Quadro de referência de qualidade para escolas em tempo integral, sistematizado pelos pesquisadores alemães Holtappels, Kamski e Schnetzer (2009). Propõe-se responder quais desses critérios de qualidade da escola em tempo integral são também implícitos no conceito de avaliação aplicada no PNME. Para isso foram analisados os documentos oficiais do programa, como também, para fins de comparação, os documentos oficiais da implementação do antigo Programa Mais Educação (PME). Como principal resultado da análise, constata-se que na fase da implementação do PME não foi explicitado a avaliação da aprendizagem dos alunos. No PNME há uma preocupação com a avaliação, mas predomina a avaliação de competências cognitivas, principalmente em Português e Matemática, deixando outras competências e habilidades, como a cooperação e autocompetências, em segundo plano.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.