Uma vida no magistério: fios e meadas da história de uma professora paulista
Resumen
Esta pesquisa objetivou investigar o trabalho docente a partir da trajetória da professora paulista Botyra Camorim. Seguindo os fios da história desse sujeito busquei perceber a multiplicidade de experiências de docência em São Paulo, na primeira metade do século XX. Sob a perspectiva da micro-história, entende-se aqui que a identidade de uma coletividade, de uma profissão ou de uma classe não pode ser considerada evidente independentemente das trajetórias e da experiência social dos membros que a compõem (REVEL, 1998). A esse propósito, as considerações de Vidal (2006), quando se interroga acerca dos significados atribuídos por professores às diferentes dimensões que compõem o exercício do magistério, foram importantes para a análise. Dentre as dimensões da profissão docente, o interesse recaiu sobre as instituições de formação, as condições materiais de trabalho e os significados que a professora conferiu ao saber pedagógico, em diferentes momentos de sua atuação. Em função disso, lancei mão de textos produzidos por Botyra Camorim como autobiografias, romances, contos e artigos nos quais ela traz informações sobre diferentes aspectos da profissão docente. Outras fontes usadas para tecer essa história foram os documentos escolares, a legislação e fotografias. Por meio delas, pude interrogar as possibilidades de escolarização da mulher, da formação para o magistério primário na capital paulista, dos modos de ingresso na carreira docente e das condições de trabalho nos diferentes tipos de escola que compunham o sistema escolar paulista. Além disso, discuti a relação de Botyra Camorim com o saber pedagógico, mostrando que é nos jogos das tensões, das negociações e disputas que a professora faz apropriações criativas de saberes e práticas para lidar com os desafios do cotidiano escolar.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.