Concepções de Educação Infantil em imagens: docência performática e ativismo pedagógico no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12899Palavras-chave:
práticas pedagógicas, ativismo pedagógico, mídia, educação infantilResumo
O objetivo do artigo é problematizar a intensificação da docência na Educação Infantil radicada num modelo performático, dedicado a divulgar via redes sociais atividades desenvolvidas com as crianças, ao que nomeamos de ativismo pedagógico. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, assume uma natureza bibliográfica, exploratória e documental, e debruça-se sobre a análise e descrição de um conjunto de imagens que representam práticas educativas veiculadas nas páginas oficiais do Facebook de quase ¼ do total de instituições de uma cidade de médio porte no estado do Paraná. Esse fenômeno, presente em nosso tempo, refere-se à necessidade de conceder demasiada visibilidade e comprovação das ações e práticas, as quais analisadas sob o viés crítico nos revelam as concepções que permeiam o trabalho pedagógico. Apontam, ainda, que as práticas invisibilizam e silenciam crianças e professores, que se tornam reféns do produtivismo que constrange os processos criativos e imaginativos tanto da docência quanto dos sujeitos infantis.
Downloads
Metrics
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; COSTA, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales. O fotógrafo, a educação infantil e a pandemia. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 08, n. 33, p. 290-300, abr. 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4212. Acesso em 22 ago. 2022.
ALVES, Rubem. A Escola Ideal. Entrevista com Rubem Alves. 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/portal-brasil-resgataentrevistacom-rubem-alves. Acesso em: 29 ago. 2022.
ARAÚJO, Ellen Tallita Hill; ALMEIDA, Camila Aparecida Pinheiro Landim; VAZ, Jaiana Rocha; MAGALHÃES, Edilane Jales Leite; ALCANTARA, Carlos Henrique Lima; LAGO, Eliana Campêlo. Utilização de redes sociais para coleta de dados em produções científicas na área da saúde: uma revisão integrativa da literatura. Aquichan, Colombia, v. 19, n. 2, p. 1-12, maio 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7073151. Acesso em: 04 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, dez. 2017.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Como vai a arte na Educação Infantil? Apoteke, Florianópolis, v. 5, n. 3, ano 5, 2019. DOI: 10.5965/24471267532019010. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/16827. Acesso em: 14 fev. 2024.
DAVID, Priscila Barros; FILHO, Edgar Marçal de Barros; CARVALHO, Windson Viana de; MENDES, Débora Lúcia Lima Leite. Ensino remoto emergencial na educação infantil: experiência em escolas privadas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, n.p., 2021. DOI: 10.18222/eae.v32.8335. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/8335. Acesso em: 10 ago. 2022.
DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, nov. 2001. DOI: 10.1590/S0100-15742001000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-15742001000300009&script=sci_arttext. Acesso em: 15 jun. 2020.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. Curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARCELLO, Fabiana de Amorim. Cinema e educação: da criança que nos convoca à imagem que nos afronta. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 343-357, maio/ago. 2008. DOI: 10.1590/S1413-24782008000200011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4rvJC6K3bJxWbnTmXP4cQvS/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 22 ago. 2022.
MAZZEI, Victor Reis; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; NETO, Amarílio Ferreira; MELLO, André da Silva. “Com olhos de criança”: a escolarização da infância nas charges de Francesco Tonucci. Imagens da Educação, Maringá, v. 10, n. 3, p. 143-161, set./dez., 2020. DOI: 10.4025/imagenseduc.v10i3.48726. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/48726. Acesso em: 10 ago. 2022.
MELO, Vanessa Galindo Alves de; ALMEIDA, Juliana Silva; SALLES, Conceição Gislaine Nóbrega Lima de. “Porque se sujar faz mais alegria! A hospitalidade dos dizeres das crianças e da infância para pensar o currículo. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. 34, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p21-36. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13406. Acesso em: 14 fev. 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAES, Dirce Foletto; MELLO, Diene Eire. O ensino de conceitos na universidade: o Facebook como instrumento de mediação didática colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 361-384, abr./jun. 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12391. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12391. Acesso em: 19 abr. 2023.
MOREIRA, José António; JANUÁRIO, Susana. Redes sociais e educação: reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa Oliveira dos (org.) Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. p. 67-84. Disponível em: https://books.scielo.org/id/c3h5q/05. Acesso em: 19 abr. 2023.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Do cinzento ao multicolorido: linguagem oral, linguagem escrita e prática pedagógica na educação infantil. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda; LEITE, Maria Isabel (org.). Arte, infância e formação de professores. Campinas: Papirus, 2004. p. 79-95.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2012. p. 175-200.
PASTORE, Marina Di Napoli. Infâncias, crianças e pandemia: em que barco navegamos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 29, p 1-14, 2021. DOI: 10.1590/2526-8910.ctoEN2116. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/YH4Ln7JjzzQn3CdhCskYpCz/abstract/?lang=en. Acesso em: 10 ago. 2022.
PEREIRA, Fabio Hoffmann. Campos de experiência e a BNCC: um olhar crítico. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 22, n. 41, p. 73-89, jan./jul. 2020. DOI: 10.5007/1980-4512.2020v22n41p73. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2020v22n41p73/43045. Acesso em: 08 ago. 2022.
SANTOS, Natália Scheuermann dos; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Educação Infantil, docência e arte contemporânea: encontros entre crianças e instalações efêmeras de jogo. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica, Vitória, v. 29, n. 1, p. 32-51, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/42985. Acesso em: 15 fev. 2024.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Alô, quem fala? Por mapa da infância brasileira. In: Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. Mapa da Infância Brasileira (MIB), 2016. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/11/T300000001836-0-Mapa_infancia-000.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.
SILVA, Marcelo Oliveira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; LOPES, Amanda de Oliveira. Os manuais e a pedagogização da docência na Educação Infantil. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 2, p. 177-191, maio/ago. 2021. DOI: 10.17058/rea.v29i2.14327. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14327. Acesso em: 19 ago. 2022.
TONUCCI, Francesco. Entrevista. Los niños han echado de menos a sus amigos y han acabado hartos de deberes, jun. 2020. Disponível em: https://eldiariodelaeducacion.com/2020/06/18/los-ninos-han-echado-de-menos-a-sus-amigos-y-han-acabado-hartos-de-deberes/. Acesso em: 26 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.