Concepções de Educação Infantil em imagens: docência performática e ativismo pedagógico no Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12899

Palavras-chave:

práticas pedagógicas, ativismo pedagógico, mídia, educação infantil

Resumo

O objetivo do artigo é problematizar a intensificação da docência na Educação Infantil radicada num modelo performático, dedicado a divulgar via redes sociais atividades desenvolvidas com as crianças, ao que nomeamos de ativismo pedagógico. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, assume uma natureza bibliográfica, exploratória e documental, e debruça-se sobre a análise e descrição de um conjunto de imagens que representam práticas educativas veiculadas nas páginas oficiais do Facebook de quase ¼ do total de instituições de uma cidade de médio porte no estado do Paraná. Esse fenômeno, presente em nosso tempo, refere-se à necessidade de conceder demasiada visibilidade e comprovação das ações e práticas, as quais analisadas sob o viés crítico nos revelam as concepções que permeiam o trabalho pedagógico. Apontam, ainda, que as práticas invisibilizam e silenciam crianças e professores, que se tornam reféns do produtivismo que constrange os processos criativos e imaginativos tanto da docência quanto dos sujeitos infantis.

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Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/Gepedin/Unicentro/CNPq.
Contribuição de autoria: Construção da escrita, geração e análise dos dados; revisão crítica de conteúdo intelectual, aprovação final da versão a ser publicada

Diego Paiva Bahls, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil

Doutorando em Educação na Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro. Mestre em Educação pela UFPR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/Gepedin/Unicentro/CNPq.
Contribuição de autoria: Construção da escrita, geração e análise dos dados; revisão crítica de conteúdo intelectual, aprovação final da versão a ser publicada.

Leandra Souza Machado, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro. Mestre em Educação pela Unicentro. Professora da rede municipal de Guarapuava/PR.

Contribuição de autoria: Construção da escrita, geração e análise dos dados; revisão crítica de conteúdo intelectual, aprovação final da versão a ser publicada.

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

LIRA, A. C. M.; BAHLS, D. P.; MACHADO, L. S. Concepções de Educação Infantil em imagens: docência performática e ativismo pedagógico no Facebook. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12899, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12899. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12899. Acesso em: 3 jul. 2024.