Percepção de professores a respeito das práticas pedagógicas em educação sexual no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14938

Palavras-chave:

ensino fundamental, educação sexual, práticas pedagógicas

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de educação sexual no espaço escolar sob a perspectiva de professores. Os participantes foram 15 professores que atuam no ensino fundamental, anos finais, em escolas particulares (5), municipais (5) e estaduais (5). Na coleta de dados, ocorreram entrevistas semiestruturadas, a partir de um roteiro com questões de interesse sobre o tema. Tais questões organizaram a coleta, reflexão e discussão de temas relacionados à educação sexual. Como resultados, encontrou-se que, em algumas escolas, quando o assunto é abordado, isso ocorre por meio de palestras com convidados externos, sendo marcadas por uma perspectiva biológica e higienista, limitadas a conceitos anatômicos e biológicos e focadas em métodos de contracepção e na evitação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Isso se contrapõe ao que se preconiza no sentido de uma educação sexual abordada e refletida em uma perspectiva multifacetada, incluindo a diversidade sexual e de gênero, as experiências e necessidades da vida real dos estudantes. Ademais, defende-se também uma educação sexual que explore a sua criticidade e siga para além do foco tradicional, de modo a incluir seus aspectos positivos, os relacionamentos saudáveis, o bem-estar emocional, o desenvolvimento de uma autoestima positiva e considerações a respeito das influências culturais presentes nas escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Barbosa Nunes, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC); Clínica de Psicologia Especializada ELOS. Psicóloga Clínica/Pesquisadora. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Saúde e Políticas Públicas / GP-TESPP.

Contribuição de autoria: autora

Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutora em Administração pela Atitus Educação. Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ambiente e Saúde, ambos da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNIPLAC. Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Saúde e Políticas Públicas / GP-TESPP

Contribuição de autoria: autora

Jaime Farias Dresch, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Membro do Grupo de Pesquisa Coletiva Diferenças, Juventudes e Educação.

Contribuição de autoria: autor

Referências

ABREU, Geovanna Bueno. Manifestação da sexualidade: conflito dos professores e seu papel diante das perguntas das crianças na Educação Infantil. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiás, 2021.

ARAUJO, Karla Cristina Vicentini de; AUGUSTO, Viviane Oliveira; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Algumas reflexões sobre educação sexual e estudos de gênero no trabalho de educadores do ciclo II e ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 152–161, 2009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2699. Acesso em: 18 mar. 2023.

ASTLE, Shelby; MCALLISTER, Paige; EMANUELS, Sarah; ROGERS, Jennica; TOEWS, Michelle; YAZEDJIAN, Ani. College students’ suggestions for improving sex education in schools beyond ‘blah blah blah condoms and STDs’. Sex Education, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 91–105, 2020. DOI: 10.1080/14681811.2020.1749044 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14681811.2020.1749044. Acesso em: 15 mar. 2023.

AUDEMARD, Julien. Objectifying Contextual Effects. The Use of Snowball Sampling in Political Sociology. Bulletin of Sociological Methodology/Bulletin de Méthodologie Sociologique, v. 145, n. 1, p. 30-60, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0759106319888703 Acesso em: 17 abr. 2023.

BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira M. Bagatin. Educação ambiental comunitária: uma experiência com a técnica de pesquisa snowball (bola de neve). REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [s. l.], v. 27, 2011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3193. Acesso em: 28 abr. 2023.

CALDEIRA, Ana Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Práxis pedagógica: um desafio cotidiano. Paidéia, Belo Horizonte, n. 14, p. 15-32, 2013. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/2374. Acesso em: 14 ago. 2023

FERNANDES, Priscila da Silva; ATTAB, Renan Martins da Conceição. Educação Sexual, sexualidade e gênero. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: Centro Cultural de Exposição Ruth Cardoso, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID7460_01102020142431.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.

FERREIRA, Iago Gonçalves; PIAZZA, Marina; SOUZA, Deyse. Oficina de saúde e sexualidade: Residentes de saúde promovendo educação sexual entre adolescentes de escola pública. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, [s. l.], v. 14, n. 41, p. 1788–1788, 2019. DOI: 10.5712/rbmfc14(41)1788 Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1788. Acesso em: 29 maio 2024.

FERREIRA, Maria Miquele. Educação infantil sob perspectiva feminista: possibilidades de conscientização crítica do pequeno ser na obra Feminina de Menina, Masculino de Menino. 2021. 28f. Monografia (pós-graduação lato sensu em Linguagem, Cultura e Formação Docente). Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Tomé-Açu. Tomé-Açu. 2021.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: como ensinar no espaço da escola. Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2009.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: saberes essenciais para quem educa. Curitiba: CRV, 2018.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual no dia a dia. 2.ed. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2020.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOLDFARB, Eva S.; LIEBERMAN, Lisa D. Three Decades of Research: the case for comprehensive sex education. Journal of Adolescent Health, [s. l.], v. 68, n. 1, p. 13–27, 2021. DOI: 10.1016/j.jadohealth.2020.07.036 Disponível em: https://www.jahonline.org/article/S1054-139X(20)30456-0/fulltext. Acesso em: 17 abr. 2023

GONINI, Fátima Aparecida Coelho; PETRENAS, Rita de Cássia. A educação sexual abordada através de bilhetes trocados entre crianças. Plures Humanidades, [s. l.], v. 21, n. 2, 2021. Disponível em: http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/554. Acesso em: 12 fev. 2024.

HAMES, Clarines; KEMP, Adriana Toso. Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente. Revista Insignare Scientia - RIS, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 67–74, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10664 Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10664. Acesso em: 29 maio 2024.

JARDIM, Dulcilene Pereira; BRÊTAS, José Roberto Da Silva. Orientação sexual na escola: a concepção dos professores de Jandira - SP. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 59, n. 2, p. 157–162, 2006. DOI: 10.1590/S0034-71672006000200007 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672006000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 ago. 2023

MAISTRO, Virgínia Iara Andrade. Projetos de orientação sexual na escola: seus limites e suas possibilidades. 2006. 243f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006.

MARCONI, Marina. Andrade; LAKATOS, Eva. Maria, Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas. 2021.

NUNES, Matheus Oliveira. Implementação da educação de gênero: um desafio para a educação básica. 2021. 22f. TCC (Graduação Licenciatura em Ciências Biológicas). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Ceres, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2320/3/tcc_Mateus%20Oliveira%20Nunes.pdf. Acesso em: 16 abr. 2022.

QUEIROZ, Vanessa dos Reis; ALMEIDA, Janie Maria. Sexualidade na adolescência: potencialidades e dificuldades dos professores de ensino médio de uma escola estadual de Sorocaba. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 19, n. 41, p. 209-214. 2017. DOI: 10.23925/1984-4840.2017v19i4a9. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/view/31788. Acesso em: 29 maio 2024.

SANTA CATARINA. Lei nº 18.337, de 6 de janeiro de 2022. Diário Oficial do Estado, n. 21.683, de 7 janeiro de 2022. Disponível em: http://leis.alesc.sc.gov.br/html/2022/18337_2022_lei.html#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2018.337%2C%20DE%206%20DE%20JANEIRO%20DE%202022&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20Programa%20Time,p%C3%BAblica%20e%20adota%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 21 out. 2022.

SCHUTZ, Litiéli Wollmann; MARTINEZ, Lucas da Silva; SALVA, Sueli. Discutindo concepções sobre sexualidade infantil: um tema delicado. Revista Práxis Educacional, [s. l.], v. 15, n. 31, p. 452, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i31.4682. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4682. Acesso em: 29 maio 2024.

SIQUEIRA, Cristina Batista Carnevalli; MOTA-SANTOS, Carolina; CARVALHO NETO, Antonio; GOMES NETO, Manoel Bastos. Da criação à institucionalização: um programa de diversidade criado pelos trabalhadores. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, [s. l.], v. 16, n. 3, p. 105–120, 2022. DOI: 10.12712/rpca.v16i3.55063. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/55063. Acesso em: 22 mar. 2024.

SOUZA, Marcos Lopes de; FERRARI, Anderson. Inquietações sobre gênero e sexualidade em espaços formativos: o caso do Pibid de Ciências. Ensino em Re-Vista, [s. l.], v. 26, n. 1, p. 40–59, abr. 2019. DOI: 10.14393/ER-v26n1a2019-2 Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/48427. Acesso em: 22 mar. 2024.

SOUZA, Mariana Aranha; SALGADO, Priscila Aparecida Dias; CHAMON, Edna Maria Querido de O.; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores. Revista Portuguesa de Educação, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 4–25, 2022. DOI: 10.21814/rpe.22479 Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37471881001. Acesso em: 22 mar. 2024.

VITIELLO, Nelson. Sexualidade: quem educa o educador. Um manual para jovens, pais e educadores. São Paulo: Iglu, 1997.

WHO - World Health Organization. Qualitative research for health programmes. Geneva: Division of Mental Health, 1994. 102 p.

YARED, Yalin Brizola; MELO, Sonia Maria Martins de; VIEIRA, Rui Marques. A importância do pensamento crítico em inovações curriculares: interface com a educação sexual emancipatória. Educação (UFSM), [s. l.], v. 45, n. 1, e33096, 2020. DOI: 10.5902/1984644433096 Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/33096. Acesso em: 29 maio 2024.

ZAW, Phyu Phyu Thin; MCNEIL, Edward; OO, Kyaw; LIABSUETRAKUL, Tippawan; HTAY, Thien Thien. Abstinence-only or comprehensive sex education at Myanmar schools: preferences and knowledge among students, teachers, parents and policy makers. Sex Education, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 75–90, 2021. DOI: 10.1080/14681811.2020.1749043. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14681811.2020.1749043. Acesso em: 14 set. 2023.

Publicado

2024-06-06

Como Citar

NUNES, R. B.; KANAN, L. A.; DRESCH, J. F. Percepção de professores a respeito das práticas pedagógicas em educação sexual no espaço escolar. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e14938, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.14938. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14938. Acesso em: 21 nov. 2024.