Percepção de professores a respeito das práticas pedagógicas em educação sexual no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14938

Palavras-chave:

ensino fundamental, educação sexual, práticas pedagógicas

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de educação sexual no espaço escolar sob a perspectiva de professores. Os participantes foram 15 professores que atuam no ensino fundamental, anos finais, em escolas particulares (5), municipais (5) e estaduais (5). Na coleta de dados, ocorreram entrevistas semiestruturadas, a partir de um roteiro com questões de interesse sobre o tema. Tais questões organizaram a coleta, reflexão e discussão de temas relacionados à educação sexual. Como resultados, encontrou-se que, em algumas escolas, quando o assunto é abordado, isso ocorre por meio de palestras com convidados externos, sendo marcadas por uma perspectiva biológica e higienista, limitadas a conceitos anatômicos e biológicos e focadas em métodos de contracepção e na evitação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Isso se contrapõe ao que se preconiza no sentido de uma educação sexual abordada e refletida em uma perspectiva multifacetada, incluindo a diversidade sexual e de gênero, as experiências e necessidades da vida real dos estudantes. Ademais, defende-se também uma educação sexual que explore a sua criticidade e siga para além do foco tradicional, de modo a incluir seus aspectos positivos, os relacionamentos saudáveis, o bem-estar emocional, o desenvolvimento de uma autoestima positiva e considerações a respeito das influências culturais presentes nas escolas brasileiras.

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Biografia do Autor

Renata Barbosa Nunes, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC); Clínica de Psicologia Especializada ELOS. Psicóloga Clínica/Pesquisadora. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Saúde e Políticas Públicas / GP-TESPP.

Contribuição de autoria: autora

Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutora em Administração pela Atitus Educação. Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ambiente e Saúde, ambos da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNIPLAC. Líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Saúde e Políticas Públicas / GP-TESPP

Contribuição de autoria: autora

Jaime Farias Dresch, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Membro do Grupo de Pesquisa Coletiva Diferenças, Juventudes e Educação.

Contribuição de autoria: autor

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Publicado

2024-06-06

Como Citar

NUNES, R. B.; KANAN, L. A.; DRESCH, J. F. Percepção de professores a respeito das práticas pedagógicas em educação sexual no espaço escolar. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e14938, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.14938. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14938. Acesso em: 3 jul. 2024.