O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Cristiane Brito Machado Instituto Federal Baiano – Brasil
  • Maria Couto Cunha Universidade Federal da Bahia – Brasil
  • Gilvanice Barbosa da Silva Musial Universidade do Estado de Minas Gerais – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2918

Palavras-chave:

Palavras-chave: Formação de professores. PARFOR.Regime de colaboração.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os limites e desafios de se efetivar, no bojo da política nacional de formação de professores da educação básica no Brasil, o regime de colaboração entre os entes federados a partir de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a operacionalização do regime de colaboração na implementação do PARFOR Presencial, no estado da Bahia. Apresenta alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Doutorado em Educação que teve como orientação metodológica a pesquisa qualitativa e como principal instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a entrevista. Inicialmente, tece algumas considerações sobre o federalismo brasileiro, a conceituação do regime de colaboração e as lacunas existentes no cenário nacional por conta da sua não regulamentação. Em seguida, discute os desafios na materialização do regime de colaboração a partir da análise da experiência do PARFOR Presencial na Bahia. Finalmente constata, através dos resultados da pesquisa, a necessidade urgente de que sejam feitos os ajustes necessários na Política estudada, assim como a regulamentação prevista no Artigo 23 da Constituição Federal de 1988 e na institucionalização do Sistema Nacional da Educação, de modo a que os planos, programas e projetos que tenham como premissa a participação compartilhada das instâncias federativas na sua execução obtenham os resultados almejados.

 

 

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Biografia do Autor

Cristiane Brito Machado, Instituto Federal Baiano – Brasil

 

 

Maria Couto Cunha, Universidade Federal da Bahia – Brasil

 

 

Gilvanice Barbosa da Silva Musial, Universidade do Estado de Minas Gerais – Brasil

 

 

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Publicado

2018-03-06

Como Citar

MACHADO, C. B.; CUNHA, M. C.; DA SILVA MUSIAL, G. B. O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2918. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2918. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos