A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4675Palavras-chave:
Educação Integral; Tempo Integral; Prática Pedagógica.Resumo
O presente artigo aborda a política e as experiências de educação integral em tempo integral no Brasil, tendo como recorte as experiências acontecidas na rede estadual de ensino no município de Santarém – Pará e discorre a partir da caraterização da escola e dos participantes da pesquisa sobre estas experiências na perspectiva dos professores relacionando sua prática pedagógica em sala de aula. Realizamos pesquisa empírica cujo instrumento foi o questionário e os itens foram organizados e sistematizados em gráficos e tabelas; a análise foi referendada em fontes bibliográficas e documentais (leis, decretos) que delineiam discussões sobre as políticas educacionais de educação integral. Os resultados deste estudo demonstram que é necessário conhecer a realidade das escolas que por sua diversidade, enfrenta desafios na efetivação da política educacional de educação integral em tempo integral como por exemplo: adequação de tempo, espaço, metodologias, formação e a prática
pedagógica desenvolvida no cotidiano da escola.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.