Concepções de educação ambiental crítica de professores e da articuladora pedagógica de uma escola municipal do interior da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6712

Palavras-chave:

Concepções de profissionais da educação, educação ambiental crítica, macrotendências político-pedagógicas

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as concepções de professores e articuladora pedagógica acerca da forma como a Educação Ambiental Crítica (EA Crítica) é articulada na escola. A coleta de dados foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Ipiaú, no estado da Bahia, que atende alunos dos anos finais do ensino fundamental. Constitui-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou entrevista semiestruturada com professores e articuladora pedagógica. A partir da obtenção desses dados foi utilizada a análise de conteúdo, da qual emergiram significados que foram categorizados. A categoria que se deu como ponto de partida do processo analítico da entrevista foi: Educação Ambiental no contexto escolar, tendo desdobramento em subcategorias: macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental, EA Crítica e o ensino: relevância e articulação, inovações na prática docente, projetos pedagógicos abordando a EA Crítica, recursos e ferramentas no ensino da EA Crítica e inserção da EA Crítica no planejamento de ensino da unidade escolar. A EA Crítica foi citada concomitantemente com a EA conservadora e pragmática se diferenciando por meio, das características específicas. Os resultados apontam para o desconhecimento dos entrevistados sobre a temática e sobre o planejamento de curso da escola. A responsabilização da abordagem do tema é dada às áreas afins, apontadas pela falta de capacitação dos profissionais fazendo com que essa inserção contribua pouco com uma educação que pretenda ser transformadora e reflexiva.

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Biografia do Autor

Josiône de Oliveira Ramos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (UESB). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEA-FP).

Silvana do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Ciências Biológicas (UESB) e do PPG.ECFP da UESB, campus de Jequié. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEA-FP).

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

RAMOS, J. de O.; SILVA, S. do N. Concepções de educação ambiental crítica de professores e da articuladora pedagógica de uma escola municipal do interior da Bahia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 411-427, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.6712. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6712. Acesso em: 22 dez. 2024.