A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CURRICULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7336

Palavras-chave:

Currículo, Educação de jovens e adultos, . Juventudes

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos do Mestrado Profissional – MPEJA – da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que teve por objetivo analisar as representações sociais dos(as) estudantes da EJA de uma escola da rede estadual de ensino do Estado da Bahia, acerca de currículo e juventude, ressaltando os desafios e as possibilidades na construção de um currículo que atenda às culturas juvenis. Metodologicamente, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso. Os resultados revelam muitos desafios e possibilidades a serem trilhados. Sinalizam a necessidade da escola revisitar suas arquiteturas e práticas curriculares, para maior aproximação das juventudes; conhecer as diferentes culturas juvenis dos estudantes, ou seja, conhecer os sujeitos da ação educativa, garimpando elementos para esculpir as particularidades e reconfigurações curriculares da EJA; fomentar ações formativas colaborativas, pautadas em giro curricular de insurgências e inclusão.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Cédro Vilas Bôas de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia. Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho/ Feira de Santana/ Bahia/Brasil. Membro grupo de educação, direitos humanos e Interculturalidade (GREDHI).

Graça dos Santos Costa, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona (UB). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora associada da Universidade de Barcelona (UB). Líder do grupo de educação, direitos humanos e Interculturalidade (GREDHI) e membro do grupo de Grupo de pesquisa e Assessoramento didático(GIAD).

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. da C. C. V. B.; COSTA, G. dos S. A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES CURRICULARES . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 48-77, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7336. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7336. Acesso em: 21 nov. 2024.