OS SENTIDOS DO CURRÍCULO PARA A JUNVENTUDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7337Palavras-chave:
EJA Ensino Médio, Juvenilização, CurrículoResumo
O presente artigo é parte dos estudos de doutoramento sobre o sentido da escola de EJA para seus sujeitos e tem como objetivo apresentar as concepções de currículo expressa pelos jovens participantes dessa pesquisa. A produção de dados ocorreu a partir de um questionário, com questões fechadas e abertas aplicado aos estudantes da EJA das turmas de 1º, 2º e 3º anos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino Médio na cidade de Porto Alegre-RS, Brasil. Nesse artigo analisaram-se apenas as respostas dos 144 estudantes, jovens frequentadores da escola. Para a análise dos mesmos adotou-se como referencial teórico Oliveira (2009), Dayrell (2011), Arroyo (2017), Carrano (2007) entre outros que se referem às atribuições e sentidos para a EJA e sua juvenilização. Como resultado da pesquisa, os jovens sujeitos expressaram as seguintes concepções de currículo: a) um currículo voltado ao trabalho que contemple o ensino de conhecimentos almejados para a obtenção de melhores empregos ou melhoras em suas posições profissionais atuais; b) um currículo com viés propedêutico que possibilite a preparação para o ensino posterior, como propósito de retorno aos bancos escolares, seja ele técnico ou superior; c) um currículo voltado para a cidadania que garanta mais conhecimento sobre direitos e deveres do cidadão, para efetivarem suas escolhas em trajetórias futuras de modo mais ampliado.
Downloads
Metrics
Referências
ALCOFORADO, Luís. Uma Educação para Todos, ao Longo e em todos os Espaços da Vida: desafios para a construção de políticas públicas promotoras de uma cidadania planetária crítica e ativa. In. SILVA, Marinalva Freire da. Mundos Distantes, Diálogos Possíveis: a vida em Mosaico. João Pessoa: Ideia. 2014. p. 14-34.
ANDRADE, Eliane R.. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens. In. PAIVA, Jane; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (Orgs.) Educação de jovens e Adultos. Petrópolis: DP et Alii, 2009.
APPLE, Michael. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional. In. MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu (orgs.). Cultura, currículo e sociedade. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
ARROYO, Miguel. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In. SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia, GOMES, Nilma Lino (orgs.). Diálogo na educação de jovens e Adultos. 4. ed. Autentica: Belo horizonte, 2011.
ARROYO, Miguel Gonzáles. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A “juventude” é apenas uma palavra. In. BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século, 2003.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Educação é a base. Brasília, DF, 2016. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base> Acesso em: 03 de setembro de 2017.
CARRANO, Paulo. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. In. Revista REVEJA (UFMG), online, 2007.
CARRANO, Paulo. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. In. Revista Educação. Santa Maria, v.36, p.43-56.jan./abr. 2011.
DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, 2007 Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 23 de novembro de 2015.
DAYRELL, Juarez. O Jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, nº24, 2003.
DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola. In. DAYRELL, Juarez; CARRANO , Paulo; MAIA, Carla Linhares (Orgs.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.
DAYRELL, Juarez. A Juventude e a Educação de Jovens e Adultos: reflexões iniciais – novos sujeitos. In. SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia, GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogo na educação de jovens e Adultos. 4. ed. Autêntica: Belo horizonte, 2011.
DI PIERRO, Maria Clara; JR. CATELLI, Roberto. A construção dos direitos dos jovens e adultos à educação na história brasileira recente. In. GRACIANO, Mariângela; LUGLI, Rosário S. G. (orgs). Direitos, diversidade, práticas e experiências educativas na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Alameda, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KNOWLES, Malcolm. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. The adult education Company, Cambridge: New York, 1980.
MACHADO, Jeferson Ventura e FISS, Dóris Maria Luzzardi. Educação de Jovens e Adultos: encantamento e permanência na escola. Dossiê Educação de Jovens e Adultos. In. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona University, n. 61, vol.22, 2014.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. In. Educ. rev. [online]. 2007, n.29, pp.83-100
OLIVEIRA, Inês Barbosa e COUTINHO, Maria Clara Gama Cabral. Evasão na EJA. Histórias De Abandono Ou Determinação? Usos e táticas de praticantes na autogestão da vida. Dossiê Educação de Jovens e Adultos. In. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona StateUniversity, n. 77, vol.21, 2013.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Organização curricular e práticas pedagógicas na EJA: algumas reflexões. In. Paiva, Jane; Oliveira, Inês Barbosa de. (orgs.) Educação de jovens e Adultos. Petrópolis: DP et Alii, 2009
PAIS, José Machado. A Juventude como Fase de Vida: dos ritos de passagem aos ritos de impasse. In. Saúde Soc. São Paulo, v.18, n.3, p.371-381, 2009.
PAIVA, Jane. Os sentidos do Direito à Educação para Jovens e Adultos. Petrópolis: Ed.FAPERJ., 2009.
PAIVA, Jane; SALES, Sandra. Contextos, perguntas, respostas: o que há de novo na educação de jovens e adultos? In. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, n.69, v.21, p.1-14, set. 2013.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2010
SANTOS, Juliana Silva dos. Entre idas e vindas: uma diversidade de sentidos para a escola de EJA Educação de jovens e adultos: 2018.219f. Tese. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2018.
SANTOS, Juliana Silva dos; CORRÊA., I. L. S.. EJA Ensino Fundamental: a (re)inclusão na escola como perspectiva de inserção social no trabalho. REVES, v. 1, p. 137-148-148, 2018.
SANTOS, Juliana Silva dos; PEREIRA, Marcos Villela ; AMORIM, A. . Os sujeitos estudantes da EJA: um olhar para as diversidades. RIEJA, v. 1, p. 122-135, 2018.
SANTOS, Juliana Silva dos; CORRÊA, I. L. S.. A formação docente na EJA: amorosidade, experiência e valorização do professor. Cadernos do aplicação (UFRGS), v. 30, p. 1-14, 2017.
SANTOS, Juliana Silva dos; PEREIRA, Marcos Villela. Educação de jovens e adultos no campo da Educação. In: V Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2018, Porto Alegre. Alfaeeja. Porto Alegre: UFRGS, 2018. v. V. p. 20-27.
SANTOS, Juliana Silva dos; SILVA, J. M.. EJA como perspectiva de ascenção ao mundo do trabalho. In: IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2017, Braga - PT. Alfaeeja, 2017. v. IV. p. 1-15.
SANTOS, Juliana Silva dos. Esperança e utopia, continuidade ou abandono: escolhas dos sujeitos estudantes da EJA no que implica suas trajetórias educativas. In: IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Utopia, Esperança e Humanização, 2015, Taquara. IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Utopia, Esperança e Humanização. Taquara: Faccat, 2015. v. 1. p. 1-8.
SANTOS, Juliana Silva dos; PEREIRA, Marcos Villela. Educação de Jovens e Adultos: um currículo que demanda mais atenção. In. Dantas, Tânia; Dionísio, Maria de Lourdes; Laffin, Maria Hermínia (orgs.) Educação de jovens e Adultos: políticas, direitos, formação e emancipação social, Salvador: EDUFBA, 2019
SILVA, J. M. ; SANTOS, Juliana Silva dos . A pesquisa-ação no processo dialógico entre extensão e currículo da educação profissional integrada de jovens e adultos. In: IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2017, Braga - PT. ALFAEEJA, 2017. v. IV. p. 15-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.