RESSONÂNCIAS DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8026

Palavras-chave:

Abordagem biográfica, Formação continuada, Autoformação

Resumo

Este estudo aborda as narrativas na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva de analisar suas ressonâncias nos processos de autoconhecimento, de autoformação e de compreensão das condições objetivas e subjetivas dessa formação e da prática docente. Pressupõe que os professores e sua formação são importantes, mas advoga que as contribuições e os efeitos dos processos formativos necessitam ser analisados considerando sua materialidade e a realidade das práticas de ensinar e aprender no contexto educacional brasileiro. Apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia, consubstanciadas na abordagem autobiográfica. Conclui que as narrativas, como dispositivos de pesquisa, engendram formas de resistências e de compreensão das dinâmicas de formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

Antonia Edna Brito , Universidade Federal do Piauí – Brasil

Doutora em Educação/UFRN. Professora da Universidade Federal do Piauí, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEd/UFPI. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPEd.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

BRITO , A. E. RESSONÂNCIAS DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 282-298, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8026. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8026. Acesso em: 20 abr. 2024.