Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8340

Palavras-chave:

Live acadêmico-científica, Educação científica, Educação online

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a importância da educação científica dentro da realidade brasileira e algumas implicações pertinentes às políticas públicas em relação ao fazer ciência no Brasil. Para isso, a escolha foi explicitar o fenômeno evento científico online, um fenômeno da educação científica como ressonância da cibercultura e um desdobramento da difusão científica online. Numa perspectiva epistemológica-metodológica de formação-pesquisa na cibercultura, os temas em discussão foram mapeados nas redes educativas que utilizaram os aplicativos do Facebook, Instagram e YouTube, entre os dois primeiros meses de quarentena com distanciamento social no Brasil. Espera-se com isso ampliar a compreensão social deste fenômeno sociotécnico e, ao mesmo tempo, descrever densamente a atualização de sua nomenclatura lives acadêmico-científicas ou lives de maio, preservando os limites da essência fenomenal. E, ainda, ampliar o repertório científico sobre a percepção pública de ciência da sociedade brasileira, assim como colaborar com as reflexões instauradas atualmente na sociedade mediante o impacto causado pela pandemia da COVID-19.

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Biografia do Autor

Alice Maria Figueira Reis da Costa, Rede FAETEC – Estado do Rio de Janeiro – Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, ProPEd/UERJ; Professora I na Escola de Ensino Fundamental Visconde de Mauá da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro/FAETEC/RJ; Membro do Grupo de Pesquisa Docência na Cibercultura (GPDOC).

Wallace Carriço de Almeida, Secretaria de Educação do Rio de Janeiro / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEduc UFRRJ. Professor de Ensino Fundamental da SME-RJ e mediador a distância do Cecierj / Consórcio CEDERJ; Membro do Grupo de Pesquisa Docência na Cibercultura (GPDOC).

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Brasil

Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT; Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na linha de pesquisa " Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas"; Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

COSTA, A. M. F. R. da; ALMEIDA, W. C. de; SANTOS, E. O. dos. Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da COVID-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 162-177, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8340. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8340. Acesso em: 22 dez. 2024.