Formação docente no curso de Pedagogia: Reflexões sob a ótica dos egressos da Unimontes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8346

Palavras-chave:

Egressos, Formação docente, Pedagogia

Resumo

A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a formação docente, constituindo-se como oportunidade reflexiva sobre os processos formativos e as contribuições do curso de Pedagogia. No âmbito da Unimontes, teve por objetivo compreender as configurações assumidas pela docência, a partir da percepção dos egressos da Pedagogia-2013/2017. Por uma abordagem interpretativista de natureza mista, esta pesquisa em andamento traz resultados parciais tendo como instrumento de coleta o Google Forms. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Enquanto resultados encontramos alguns aspectos: satisfação com o curso, inserção no mercado de trabalho na área de sua formação, importância do estágio, etc. A relevância dessa investigação se assenta, sobretudo, na contribuição que pode dar ao melhor entendimento da formação docente e apontar alternativas para os problemas que historicamente desafiam as instituições que ofertam licenciaturas e se dedicam a formar professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Soares de Oliveira Braga, Universidade Estadual de Montes Claros – Brasil

Mestre em Educação; Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Brasil; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais.

Eliana de Freitas Soares, Universidade Estadual de Montes Claros – Brasil

Doutorando em Educação – Universidade La Salle/ bolsista CAPES. Mestre em Educação; Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Brasil; Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais. Integrante do Grupo de Pesquisa GERES – UNILASALLE.

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle – Brasil

Pós-Doutora em Educação; Universidade La Salle (UNILASALLE) - Brasil; Professora e coordenadora de Pós-Graduação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GERES – UNILASALLE.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. MEC. Brasília: DOU, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de Métodos Mistos. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. (Métodos de Pesquisa).

FELICETTI, Vera Lucia. Comprometimento do estudante: um elo entre aprendizagem e inclusão social na qualidade da educação superior. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Orientadora: Profa. Dra. Marília Costa Morosini.

FELICETTI, Vera Lucia; SANTOS, Bettina Steren dos. Estudante da Educação Superior em contextos emergentes. In: FRANCO, Sérgio Roberto Kieling; FRANCO, Maria Estela Dal Pai; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro (orgs). Educação Superior e conhecimento no centenário da Reforma de Córdoba: novos olhares em contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. Cap. V, p. 211-225.

FELICETTI, Vera Lucia; MOROSINI, Marília Costa; CABRERA, Alberto F. Estudante de Primeira Geração (P-Ger) na Educação Superior Brasileira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 173, jul./set. 2019. DOI https://doi.org/10.1590/198053146481. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000300028&tlng=en. Acesso em: 01 out. 2020.

FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.

GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17/15. Acesso em: 12 ago. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IMBERNÓN, F. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. reimp. Belo Horizonte: Artmed, 2008.

LAURIA, Irene Rafaela C.; MACEDO, Juliana C.; AGUIAR, Maria da Conceição C. Alunos e Egressos do Curso de Pedagogia e sua Atuação no Mercado de Trabalho. 2012. Disponível em: <http://docplayer.com.br/10335920-Alunos-egressos-do-curso-de-pedagogia-e-sua-atuacao-no-mercado-de-trabalho.html>. Acesso em 07 fev. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: Imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 843-876, out. 2006. DOI https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000300011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302006000300011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 set. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. A pedagogia em questão: entrevista com José Carlos Libâneo. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 11-33, 2007. Disponível em: http://www.uepg.br/olhardeprofessor. Acesso em: 08 nov. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. Goiânia: Edição do Autor, 2002.

LONGAREZI, Andrea Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (orgs). Didática no âmbito da pós-graduação. Uberlândia: EDUFU, 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MOROSINI, Marília Costa (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000. p. 11-20.

NÓVOA, Antônio (Org.). Formação de professores e profissão docente. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes Docentes e Formação de Professores: Um Breve Panorama Da Pesquisa Brasileira. Educação e Sociedade, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001. DOI https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a03v2274.pdf. Acesso em: 08 set. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PIMENTA, Selma Garrido. Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-34.

PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa das Graças. Finalidades da Universidade no Contexto Atual. In: PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa das Graças (Orgs). Docência no Ensino Superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SÃO PAULO. Instituto Península. Retratos da Carreira docente. 2019. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2019/10/Retratos-da-carreira-docente.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

BRAGA, C. S. de O.; SOARES, E. de F.; FELICETTI, V. L. Formação docente no curso de Pedagogia: Reflexões sob a ótica dos egressos da Unimontes. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 219-238, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8346. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8346. Acesso em: 23 nov. 2024.