Por que o afeto é importante para a política? Implicações teórico-estratégicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8939Palavras-chave:
afeto, teoria de currículo, teoria do discursoResumo
O presente trabalho reivindica o afeto como mais uma dimensão a ser considerada na produção das políticas curriculares em sua condição constitutiva. Propõe um debate acerca das implicações teórico-estratégicas dos afetos a partir da incorporação da perspectiva discursiva de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Para tal empreitada, opera com as lógicas do social e do político, como também a partir da lógica fantasmática, seguindo a argumentação de Jason Glynos e David Howarth. Num duplo gesto, essa argumentação coloca em causa a naturalização do caráter paradigmático do pensamento cartesiano e argumenta em defesa das práticas articulatórias como uma opção teórico-estratégica para pôr a significação em movimento e explorar jogos de linguagem que deem passagem aos afetos na política.
Palavras-chave: afeto; política de currículo; teoria do discurso.
Downloads
Metrics
Referências
BOVE, Laurent. Sobre o princípio do conhecimento dos afetos em Espinosa: causalidade e esforço sem objeto na Ética III. Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae - Publicações, Jornal Digital Dos Membros, Alunos E Ex-Alunos, 2009.
BIGLIERI, Paula; PERELLÓ, Gloria. Los usos del psicoanálisis em la teoria de la hegemonia de Ernesto Laclau. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2012.
CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra S. KRETLI; DELBONI,
Tânia Mara Zanotti G. F.. The Power of Affections in the Curriculum Discursive Practices: Possibilities of the Development of a Relationship-Curriculum. Transnational Curriculum Inquiry, 14-23, 2016. http://nitinat.library.ubc.ca/ojs/index.php/tci
CLARKE, Matthew. The (absent) politics of neo-liberal education policy. Critical Studies in Education, 53(3), 297-310, 2012.
FINK, Bruce. O sujeito lacaniano. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BURITY, Joanildo; OLIVEIRA, Gustavo Gilson. Discourse Theory, Psychoanalysis, and Logics of Critical Explanation, Revista Sul-Americana de Ciência Política, v. 6, n. 1, 1-23, 2020.
GILBERT, Jeremy. ‘Signifying Nothing: 'Culture', 'Discourse' and the Sociality of Affect’ Culture Machine, 6, 2004.
GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Logics of Critical Explanation in Social and Political Theory. London/ New York: Routledge, 2007.
GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Explicação Crítica em Ciências Sociais: a abordagem das lógicas. In: LOPES, Alice C.; OLIVEIRA, Anna L. A. R. M.; OLIVEIRA, Gustavo G. S. de (Org.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: UFPE, 2018. p. 133-67.
GLYNOS, Jason, KLIMECK, Robin, WILLMOTT, Hugh. Cooling Out The Marks.
The ideology and politics of the financial crisis. Journal of Cultural Economy, Vol. 5, No. 3, August, 2012.
GLYNOS, Jason; STAVRAKAKIS, Yannis. Encuentros del tipo real. Indagando los límites de la adopción de Lacan por parte de Laclau. In S. Critchley & O. Marchart, Laclau: aproximaciones críticas a su obra. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2008, p. 249-267.
GLYNOS, Jason; STAVRAKAKIS, Yannis. Politics and the unconscious – An interview with Ernesto Laclau. 1755-6341 Subjectivity Vol. 3, 3, 231–244 www.palgrave-journals.com/sub/ ; Macmillan Publishers Ltd., 2010.
GREEN, Bill. Engaging Curriculum: Bridging the Curriculum Theory and English Education Divide. London/ New York: Routledge, 2019.
HOWARTH, David. Pluralizing Methods: Contingency, Ethics, and Critical Explanation. https://www.researchgate.net/publication/267301052. 2009.
FINK. Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Zahar,1998.
LACLAU, Ernesto. La razón populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. coordenação e revisão técnica geral, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011a, 222p.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e Estratégia Socialista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2011.
LACLAU, Ernesto. New Refletions on the revolution of our time. London: Verso, 1990.
LOPES, Alice Casimiro. Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta. Revista de Educação (PUC-Camp.), Campinas, 19(2):99-104, maio/ago., 2014.
LOPES, Alice Casimiro. Sobre a decisão política em terreno indecidível. In: Alice Casimiro Lopes; Marcos Siscar. (Org.). Pensando a política com Jacques Derrida - responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, 2018a, v. 1, p. 83-116.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa. In: LOPES, Alice C.; OLIVEIRA Anna Luiza Martins; OLIVEIRA Gustavo Gilson. (Org.). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Editora da UFPE, 2018b, v. 1, p. 133-167.
LOPES, Alice Casimiro. Articulações de demandas educativas (im)possibilitadas pelo antagonismo ao “marxismo cultural”. Archivos Analíticos De Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 27, p. 109-129, 2019.
LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Formação docente, projeto impossível. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 45, p. 486-507, 2015.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo e cultura: o lugar da ciência. In: José Carlos Libâneo; Nilda Alves. (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012, v. 1, p. 152-166
MACEDO, Elizabeth; MILLER, Janet L.. Políticas públicas de currículo: autobiografia e sujeito relacional. Práxis Educativa (Uepg. Online), v. 13, p. 948-965, 2018.
MATUS, Claudia. Los Usos Del Afecto En El Currículum Escolar, Belo Horizonte: Educação em Revista. v.32, n.02, p. 111-130. Abril-Junho 2016.
MILLER, Janet. Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem, Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 12, n. 03 p. 2043 - 2063 out./dez. 2014.
OLIVEIRA, Gustavo Gilson; OLIVEIRA, Anna Luiza; MESQUITA, Rui (2013). A Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e a Pesquisa em Educação, Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, out/dez. pp. 1327-1349.
PINAR, William. International handbook of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003.
SALTER, Leon A. Populism as a fantasmatic rupture in the post- political order: integrating Laclau with Glynos and Stavrakakis, Kōtuitui: New Zealand Journal of Social Sciences Online, 11:2, 116-132, 2016.
STAVRAKAKIS, Yannis. Lacan y lo politico. Buenos Aires: Prometeo, 2007.
STAVRAKAKIS, Yannis. The Lacananian Left. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
VEIGA-NETO, Alfredo. MACEDO, Elizabeth. Estudos do Currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.9, n.esp., p. 234-252, out., 2008.
ZIZEK, Slavoj. Mas allá del analisis del discurso. In: E. Laclau, Nuevas reflexiones sobre la revolucion de nuestro tiempo. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión. (1990/2000), p. 257-267.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.