Por que o afeto é importante para a política? Implicações teórico-estratégicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8939

Palavras-chave:

afeto, teoria de currículo, teoria do discurso

Resumo

O presente trabalho reivindica o afeto como mais uma dimensão a ser considerada na produção das políticas curriculares em sua condição constitutiva. Propõe um debate acerca das implicações teórico-estratégicas dos afetos a partir da incorporação da perspectiva discursiva de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Para tal empreitada, opera com as lógicas do social e do político, como também a partir da lógica fantasmática, seguindo a argumentação de Jason Glynos e David Howarth. Num duplo gesto, essa argumentação coloca em causa a naturalização do caráter paradigmático do pensamento cartesiano e argumenta em defesa das práticas articulatórias como uma opção teórico-estratégica para pôr a significação em movimento e explorar jogos de linguagem que deem passagem aos afetos na política.

Palavras-chave: afeto; política de currículo; teoria do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Veronica Borges de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil

Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pós-Doutorado (em andamento)  na Universidade de Lisboa (ULisboa), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.

Alice Casimiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brasil

Doutora em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Cultura. Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1 A, Cientista do Nosso Estado Faperj e Procientista Faperj/Uerj.

Referências

BOVE, Laurent. Sobre o princípio do conhecimento dos afetos em Espinosa: causalidade e esforço sem objeto na Ética III. Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae - Publicações, Jornal Digital Dos Membros, Alunos E Ex-Alunos, 2009.

BIGLIERI, Paula; PERELLÓ, Gloria. Los usos del psicoanálisis em la teoria de la hegemonia de Ernesto Laclau. Buenos Aires: Grama Ediciones, 2012.

CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra S. KRETLI; DELBONI,

Tânia Mara Zanotti G. F.. The Power of Affections in the Curriculum Discursive Practices: Possibilities of the Development of a Relationship-Curriculum. Transnational Curriculum Inquiry, 14-23, 2016. http://nitinat.library.ubc.ca/ojs/index.php/tci

CLARKE, Matthew. The (absent) politics of neo-liberal education policy. Critical Studies in Education, 53(3), 297-310, 2012.

FINK, Bruce. O sujeito lacaniano. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

BURITY, Joanildo; OLIVEIRA, Gustavo Gilson. Discourse Theory, Psychoanalysis, and Logics of Critical Explanation, Revista Sul-Americana de Ciência Política, v. 6, n. 1, 1-23, 2020.

GILBERT, Jeremy. ‘Signifying Nothing: 'Culture', 'Discourse' and the Sociality of Affect’ Culture Machine, 6, 2004.

GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Logics of Critical Explanation in Social and Political Theory. London/ New York: Routledge, 2007.

GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Explicação Crítica em Ciências Sociais: a abordagem das lógicas. In: LOPES, Alice C.; OLIVEIRA, Anna L. A. R. M.; OLIVEIRA, Gustavo G. S. de (Org.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: UFPE, 2018. p. 133-67.

GLYNOS, Jason, KLIMECK, Robin, WILLMOTT, Hugh. Cooling Out The Marks.

The ideology and politics of the financial crisis. Journal of Cultural Economy, Vol. 5, No. 3, August, 2012.

GLYNOS, Jason; STAVRAKAKIS, Yannis. Encuentros del tipo real. Indagando los límites de la adopción de Lacan por parte de Laclau. In S. Critchley & O. Marchart, Laclau: aproximaciones críticas a su obra. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2008, p. 249-267.

GLYNOS, Jason; STAVRAKAKIS, Yannis. Politics and the unconscious – An interview with Ernesto Laclau. 1755-6341 Subjectivity Vol. 3, 3, 231–244 www.palgrave-journals.com/sub/ ; Macmillan Publishers Ltd., 2010.

GREEN, Bill. Engaging Curriculum: Bridging the Curriculum Theory and English Education Divide. London/ New York: Routledge, 2019.

HOWARTH, David. Pluralizing Methods: Contingency, Ethics, and Critical Explanation. https://www.researchgate.net/publication/267301052. 2009.

FINK. Bruce. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Zahar,1998.

LACLAU, Ernesto. La razón populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. coordenação e revisão técnica geral, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011a, 222p.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e Estratégia Socialista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2011.

LACLAU, Ernesto. New Refletions on the revolution of our time. London: Verso, 1990.

LOPES, Alice Casimiro. Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta. Revista de Educação (PUC-Camp.), Campinas, 19(2):99-104, maio/ago., 2014.

LOPES, Alice Casimiro. Sobre a decisão política em terreno indecidível. In: Alice Casimiro Lopes; Marcos Siscar. (Org.). Pensando a política com Jacques Derrida - responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, 2018a, v. 1, p. 83-116.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa. In: LOPES, Alice C.; OLIVEIRA Anna Luiza Martins; OLIVEIRA Gustavo Gilson. (Org.). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Editora da UFPE, 2018b, v. 1, p. 133-167.

LOPES, Alice Casimiro. Articulações de demandas educativas (im)possibilitadas pelo antagonismo ao “marxismo cultural”. Archivos Analíticos De Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 27, p. 109-129, 2019.

LOPES, Alice Casimiro; BORGES, Veronica. Formação docente, projeto impossível. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 45, p. 486-507, 2015.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Currículo e cultura: o lugar da ciência. In: José Carlos Libâneo; Nilda Alves. (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012, v. 1, p. 152-166

MACEDO, Elizabeth; MILLER, Janet L.. Políticas públicas de currículo: autobiografia e sujeito relacional. Práxis Educativa (Uepg. Online), v. 13, p. 948-965, 2018.

MATUS, Claudia. Los Usos Del Afecto En El Currículum Escolar, Belo Horizonte: Educação em Revista. v.32, n.02, p. 111-130. Abril-Junho 2016.

MILLER, Janet. Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem, Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 12, n. 03 p. 2043 - 2063 out./dez. 2014.

OLIVEIRA, Gustavo Gilson; OLIVEIRA, Anna Luiza; MESQUITA, Rui (2013). A Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e a Pesquisa em Educação, Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, out/dez. pp. 1327-1349.

PINAR, William. International handbook of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003.

SALTER, Leon A. Populism as a fantasmatic rupture in the post- political order: integrating Laclau with Glynos and Stavrakakis, Kōtuitui: New Zealand Journal of Social Sciences Online, 11:2, 116-132, 2016.

STAVRAKAKIS, Yannis. Lacan y lo politico. Buenos Aires: Prometeo, 2007.

STAVRAKAKIS, Yannis. The Lacananian Left. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.

VEIGA-NETO, Alfredo. MACEDO, Elizabeth. Estudos do Currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno? ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.9, n.esp., p. 234-252, out., 2008.

ZIZEK, Slavoj. Mas allá del analisis del discurso. In: E. Laclau, Nuevas reflexiones sobre la revolucion de nuestro tiempo. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión. (1990/2000), p. 257-267.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, V. B. de; LOPES, A. C. Por que o afeto é importante para a política? Implicações teórico-estratégicas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 114-135, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8939. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8939. Acesso em: 16 abr. 2024.