Sistema de avaliação de periódicos no Brasil: Impactos da evolução dos critérios do Qualis-periódicos da Área de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9388

Palavras-chave:

Qualis-periódicos, Produção científica, Sistema de avaliação

Resumo

O artigo analisa a produção do Qualis-Periódicos da área de Educação, no período de 2010 a 2018 – triênio 2010 a 2012; quadriênio 2013 a 2016 e avaliação de meio termo sobre os anos 2017 e 2018. O instrumento serve para avaliar a produção de docentes do Sistema de Pós-graduação no Brasil, embora seja frequentemente utilizado para outros fins. É possível determinar dois tipos de mudança nos critérios de avaliação: uma incremental, entre o triênio e o quadriênio; outra de ruptura, quando em 2019, na avaliação de meio termo, introduz-se um novo fator para medir impacto ou citação. As análises da pesquisa estão fixadas sobre fontes documentais: os próprios Qualis e os documentos orientadores e avaliativos da Área da Educação. Os dados demonstram um aumento considerável na estratificação dos periódicos ocasionada pela objetivação dos critérios, nos primeiros períodos, e uma ruptura no último; uma diminuição drástica do universo de avaliação com a introdução do princípio de área mãe; e uma incerteza quanto à avaliação que virá em 2021.

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Biografia do Autor

Laís Zaccaro Sene, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP)

Mestranda em Educação Escolar.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista – Brasil

Livre docente, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq. Coordenador Nacional FEPAE.

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Publicado

2022-02-10

Como Citar

SENE, L. Z.; BIZELLI, J. L. Sistema de avaliação de periódicos no Brasil: Impactos da evolução dos critérios do Qualis-periódicos da Área de Educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e9388, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.9388. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9388. Acesso em: 25 abr. 2024.