A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA FORMAÇÃO POSTERGADA A UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA “POLIVALENTE”

  • Leila Pio Mororó Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Cláudio Wilson dos Santos Pereira Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG
  • Anely Silva Oliveira Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA

Resumo

Este texto discute a formação dos professores da Educação Profissional, buscando compreender sua relação com a prática pedagógica. Para tanto, parte de duas questões concretas: o perfil desses profissionais e as especificidades de suas atividades nas escolas profissionalizantes com destaque aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – Institutos Federais. A respeito do perfil, destaca-se o fato de que os docentes que atuam nessa modalidade de ensino, muitas vezes, são profissionais liberais que adentram na escola técnica para ensinar uma determinada profissão, o que significa a inexistência da aquisição de uma formação pedagógica anterior para atuar na docência. Em relação às atividades que desenvolvem, quando se trata especificamente dos professores que atuam nos Institutos Federais, esses docentes, além da sala de aula, assumem atividades de pesquisa e de extensão, atuando também em níveis diferentes de ensino. A formação pedagógica prevista em lei para esses profissionais deixa a encargo das instituições promovê-la ou incentivá-la. Assim sendo, e dada as suas especificidades, nos Institutos Federais a formação está atrelada à titulação do corpo docente. Entretanto, por não terem a formação para a docência, muitos professores não interagem com as questões da escola. Conclui-se afirmando a necessidade de uma formação específica para os professores da Educação Profissional, principalmente para os que não tiveram a licenciatura na graduação, e a definição do perfil desses profissionais já no ingresso da carreira, enfatizando em ambos (a formação e o perfil) a noção do trabalho como princípio educativo.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-19
Como Citar
MORORÓ, Leila Pio; DOS SANTOS PEREIRA, Cláudio Wilson; OLIVEIRA, Anely Silva. A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA FORMAÇÃO POSTERGADA A UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA “POLIVALENTE”. Práxis Educacional, [S.l.], v. 14, n. 30, p. 24-44, out. 2018. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4359>. Acesso em: 14 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4359.