POSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E PROFESSORES FORMADORES (ENTRE)VISTAS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS

PROVOCAÇÕES SOBRE AUTORIA E LETRAMENTO ACADÊMICO

Autores

  • Emerson Tadeu Cotrim Assunção Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Fernanda de Castro Modl Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2797

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre questões vinculadas ao letramento acadêmico (BARTON; HAMILTON, 2000; LEA; STREET 1998), a partir da tematização de aspectos relativos à construção da autoria (MATENCIO, 2002, 2006) em gêneros acadêmicos. A discussão é orientada pela análise de posições de professores em formação (licenciandos em Letras) em dialogia com dois de seus professores formadores materializadas em respostas a duas atividades didáticas que integram a agenda de trabalho de uma disciplina. Assumindo uma perspectiva discursiva (MONDADA; DUBOIS, 2003; POSSENTI, 2004) e metodologicamente amparados em princípios da pesquisa qualitativa (FLICK, 2002; MINAYO, 2012), dedicamo-nos a demonstrar a importância de que a atividade docente universitária leve em consideração representações sociais dos interlocutores que estão a orientar e, assim, a explicar o agir na universidade. Aqui, essas representações vinculam-se sobretudo ao trabalho em grupo, à produção de texto e à construção da autoria. 

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Biografia do Autor

Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) pela UESB. Professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Integra o GELAT (Grupo de Estudos em Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade) CNPQ-Uneb.

Fernanda de Castro Modl, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUCMINAS. Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde atua no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), na Área de Metodologia e Prática de Ensino (AMPE), e no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) na linha de pesquisa Linguagem e Educação. Integra o GPLED (Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação) CNPQ – Uesb.

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Publicado

2018-02-09

Como Citar

Assunção, E. T. C., & Modl, F. de C. (2018). POSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E PROFESSORES FORMADORES (ENTRE)VISTAS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS: PROVOCAÇÕES SOBRE AUTORIA E LETRAMENTO ACADÊMICO. fólio - Revista De Letras, 9(2). https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2797

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

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