POSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E PROFESSORES FORMADORES (ENTRE)VISTAS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS
PROVOCAÇÕES SOBRE AUTORIA E LETRAMENTO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2797Resumo
O objetivo deste artigo é discutir sobre questões vinculadas ao letramento acadêmico (BARTON; HAMILTON, 2000; LEA; STREET 1998), a partir da tematização de aspectos relativos à construção da autoria (MATENCIO, 2002, 2006) em gêneros acadêmicos. A discussão é orientada pela análise de posições de professores em formação (licenciandos em Letras) em dialogia com dois de seus professores formadores materializadas em respostas a duas atividades didáticas que integram a agenda de trabalho de uma disciplina. Assumindo uma perspectiva discursiva (MONDADA; DUBOIS, 2003; POSSENTI, 2004) e metodologicamente amparados em princípios da pesquisa qualitativa (FLICK, 2002; MINAYO, 2012), dedicamo-nos a demonstrar a importância de que a atividade docente universitária leve em consideração representações sociais dos interlocutores que estão a orientar e, assim, a explicar o agir na universidade. Aqui, essas representações vinculam-se sobretudo ao trabalho em grupo, à produção de texto e à construção da autoria.
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