ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: REFLEXÕES E CONCEPÇÕES

Autores/as

  • Reinaldo Ferreira da Silva Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Palabras clave:

Cultura; Ensino e aprendizagem; Interculturalidade; Língua estrangeira.

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão e concepções a respeito da importância da abordagem intercultural no ensino da língua estrangeira. Apresenta-se os aspectos culturais na aquisição da segunda língua, conceitos e a relevância da Interculturalidade e uma reflexão sobre o professor crítico diante de questões culturais durante as aulas de língua estrangeira. Os conceitos e reflexões tiveram o aporte teórico de autores com muitas publicações e reconhecimento sobre a temática: Benett (2011), Brown (1980), Kramsch (1998), Lima (2008,2009,2012) e Rajagopalan (2003). As reflexões expostas neste texto demonstram a relevância da tomada de consciência a respeito da Abordagem Intercultural nas aulas de LE.

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Biografía del autor/a

Reinaldo Ferreira da Silva, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Letras: Cultura, Linguagem e Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em educação/estudos da linguagem pela Southern Illinois University at Carbondale (SIUC). Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Publicado

2018-02-09

Cómo citar

Silva, R. F. da, & Lima, D. C. de. (2018). ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: REFLEXÕES E CONCEPÇÕES. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2772

Número

Sección

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados