LETRAMENTO LITERÁRIO NO CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UM ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO

Autores/as

  • Edilson de Almeida Resende Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5394

Palabras clave:

Remição; Leitura; Letramento.

Resumen

A educação é um direito reconhecido constitucionalmente, e nos contextos prisionais foram implementadas políticas afirmativas que oportunizam a leitura como um mecanismo legal de redução de pena. O projeto “Remição da Pena pela Leitura” vem sendo desenvolvido no Conjunto Penal de Vitória da Conquista e tem como objetivo fomentar a prática de leitura como suporte para promoção do letramento social, desdobrando-se em práticas discursivas e enunciatórias, para que possam contribuir com visões críticas, criativas e libertárias de convívio no meio social. O referencial teórico baseia-se em legislações da EJA e nas concepções de Ângela Kleiman, Brian Street e Michel Foucault e a utilização da sequência didática expandida, na concepção de Rildo Cosson. Para a realização dessa pesquisa, utilizaremos uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, quanto ao processo de investigação do fenômeno em apreço, faremos uso das concepções de linguística aplicada a partir de uma abordagem participante. Espera-se com a pesquisa que a prática literária desenvolvida através do projeto de Remição da Pena pela Leitura possa colaborar com os apenados no processo de letramento cultural e social, bem como, possibilitar para esses internos, novas conquistas no mercado de trabalho e o sentimento de pertencimento nos grupos sociais aos quais estão inseridos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edilson de Almeida Resende, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor titular B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado

2019-08-25

Cómo citar

de Almeida Resende, E., & Campos, L. S. (2019). LETRAMENTO LITERÁRIO NO CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UM ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5394

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>