APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS PELO ALUNO DA EJA EAD NOS GÊNEROS DIGITAIS DISCURSIVOS COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7661Palabras clave:
Educação a Distância; Gêneros Digitais Discursivos; InteraçãoResumen
Entendemos a sala de aula presencial e online como espaços interacionais de discursivizações do sujeito. Este recorte tem como objetivo geral é mapear e categorizar comportamentos discursivos de um grupo de alunos do ensino médio do Sesi Unidade Sudoeste, da modalidade EaD, no sentido de visualizar ações e reações que se vinculam ao trabalho de todo e qualquer aluno, assim como aquelas que materializem especificidades do se aprender a distância. Especificamente, pretendemos encontrar indícios da interação do aluno no evento de interação didática em sala EaD. Justifica-se que o tema aqui abordado reveste-se de extrema relevância uma vez que notamos o surgimento de um sujeito discursivo, oriundo de um contexto industrial e que perpassa os muros da empresa para a sua formação intelectual em sala de aula, que possibilitam assim os letramentos desse sujeito, através de ferramentas tecnológicas disponíveis e desenvolvidas na contemporaneidade e que estão fortemente presentes nos diversos contextos da sociedade. A pesquisa se fundamenta, principalmente, nos escritos de Coscarelli (2002), Modl (2015a) e Paiva (2010). A metodologia é a qualitativa, no víes etnogrático. Já os procedimentos são entrada e observação no AVA e os sujeitos são os alunos do Ensino Médio EJA EaD do Sesi, locus da pesquisa. Os resultados mostram o afastamento dos sujeitos para o que chamamos de gêneros digitais discursivos como espaço de discrusivização dentro do AVA.
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