APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS PELO ALUNO DA EJA EAD NOS GÊNEROS DIGITAIS DISCURSIVOS COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7661

Palavras-chave:

Educação a Distância; Gêneros Digitais Discursivos; Interação

Resumo

Entendemos a sala de aula presencial e online como espaços interacionais de discursivizações do sujeito. Este recorte tem como objetivo geral é mapear e categorizar comportamentos discursivos de um grupo de alunos do ensino médio do Sesi Unidade Sudoeste, da modalidade EaD, no sentido de visualizar ações e reações que se vinculam ao trabalho de todo e qualquer aluno, assim como aquelas que materializem especificidades do se aprender a distância. Especificamente, pretendemos encontrar indícios da interação do aluno no evento de interação didática em sala EaD. Justifica-se que o tema aqui abordado reveste-se de extrema relevância uma vez que notamos o surgimento de um sujeito discursivo, oriundo de um contexto industrial e que perpassa os muros da empresa para a sua formação intelectual em sala de aula, que possibilitam assim os letramentos desse sujeito, através de ferramentas tecnológicas disponíveis e desenvolvidas na contemporaneidade e que estão fortemente presentes nos diversos contextos da sociedade. A pesquisa se fundamenta, principalmente, nos escritos de Coscarelli (2002), Modl (2015a) e Paiva (2010). A metodologia é a qualitativa, no víes etnogrático. Já os procedimentos são entrada e observação no AVA e os sujeitos são os alunos do Ensino Médio EJA EaD do Sesi, locus da pesquisa. Os resultados mostram o afastamento dos sujeitos para o que chamamos de gêneros digitais discursivos como espaço de discrusivização dentro do AVA.

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Biografia do Autor

Vilmar do Nascimento Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professor de Língua Portuguesa e Professor-Referência no Serviço Social da Indústria.

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Educação pela Southern Illinois University at Carbondale (EUA). Professor pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

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Publicado

2021-02-15

Como Citar

Rocha, V. do N., & Lima, D. C. de. (2021). APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS PELO ALUNO DA EJA EAD NOS GÊNEROS DIGITAIS DISCURSIVOS COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7661

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

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