UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A ABORDAGEM LINGUÍSTICA NA PESQUISA E NO ENSINO

Autores

  • Hirão Fernandes Cunha e Souza Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Novas concepções de ver a linguagem, a exemplo daquelas trazidas pela Sociolinguística, a Análise do Discurso, a Linguística Textual e a Linguística Aplicada, estão reintroduzindo na pesquisa e no ensino os sujeitos do discurso, excluídos das reflexões sobre a linguagem pela Linguística Estrutural. A visão estrutural de ver o fenômeno linguístico, considerando a língua como um sistema invariante, afastou toda a consideração da ordem social no tratamento e análise da língua. Felizmente, nas últimas décadas, deixou-se de ver a língua como algo de existência autônoma, abstrata, e sim como algo que existe embutida na diversidade social de seus falantes. A palavra de ordem hoje nas aulas de língua portuguesa, por exemplo, é o foco no aluno como sujeito ativo do processo de aprendizagem.  Tenciona-se, como fim último das aulas de português, formar leitores e escritores críticos. Não dá mais para ficar bitolado nas aulas decorebas de gramática, enfadonhas e que não motivam os alunos a uma prática social. Hoje, busca-se transitar por outras instâncias, trabalhando o texto, não como pretexto para decorar regras e conceitos, mas na perspectiva de sua coesão, coerência e, sobretudo, do seu propósito comunicativo. Todo texto possui uma intencionalidade por parte de quem escreve e é o entendimento desse propósito, desse fim presente em cada produção textual, a exemplo dos gêneros textuais, que desenvolverá nos alunos a capacidade de pensar e refletir sobre o mundo. O que se busca ou, pelo menos, se deve buscar hoje da escola é um espaço democrático, respeitador das diferenças e com oportunidades para todos. Hoje, erguem-se vozes antes desprezadas, mas que estão ganhando espaço no meio social e, naturalmente, nas salas de aula. Esses gritos calados e amordaçados há muito estão mostrando que o Brasil é muito grande e que nele tem espaço para todos. Desse ponto de vista, este trabalho tem o objetivo de apontar uma perspectiva para a abordagem linguística, associando pesquisa e ensino, em torno de uma temática emergente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hirão Fernandes Cunha e Souza, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Secretário Geral da Pós-Graduação (UNEB – Irecê).

 

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Souza, H. F. C. e, & Campos, L. S. (2018). UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A ABORDAGEM LINGUÍSTICA NA PESQUISA E NO ENSINO. fólio - Revista De Letras, 5(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3341

Edição

Seção

CULTURA, EDUCAÇÃO & LINGUAGENS