O ENSINO DE LÍNGUAS POR UMA ABORDAGEM COMPLEXA EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUEBRANDO PARADIGMAS

Autores

  • Suzana Longo da Cruz Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) https://orcid.org/0000-0001-5454-9494
  • Cremilton de Souza Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7662

Palavras-chave:

Complexidade; Ensino de línguas; Ensino remoto; Formação integral; Transdisciplinaridade.

Resumo

Os desafios desencadeados pela pandemia da covid-19 que a Educação tem enfrentado globalmente têm fomentado reflexões sobre novas formas de ensinar e aprender no contexto escolar. Neste artigo, expomos o relato de experiência da condução do ensino de línguas dentro de uma abordagem complexa, que se deu no Ensino Médio de uma escola da rede pública por intermédio de ensino remoto, em um contexto imbuído de restrições de acesso à internet. O principal objetivo deste estudo consistiu em avaliar as possibilidades de alcance dessa abordagem, bem como seus pontos positivos e os obstáculos vivenciados. Por meio da análise desse processo, concluímos que é possível trabalhar a linguagem de forma efetiva dentro de uma perspectiva da complexidade, pois carrega os benefícios de um ensino multidimensional, não-linear, não-reducionista e transdisciplinar, o qual intenta incentivar a capacidade crítica do aluno, ao passo que trabalha fatores históricos, sociais, políticos, culturais e psicoemocionais, ensejando uma formação voltada para o sujeito integral, com atividades adequadas ao seu contexto e realidade atuais. Como obstáculos, presenciamos uma certa resistência de alguns alunos ao paradigma complexo de ensino-aprendizagem. O paradigma proposto estava embutido em um ensino que se apresentou de maneira não-fragmentada em disciplinas, e que, por ter um espectro maior de alcance e amplitude na abordagem dos temas propostos nas atividades requeria um posicionamento mais questionador e reflexivo por parte do aluno. Uma parcela desses alunos ainda demonstrou certo apego a uma visão mais cartesiana de se conceber o conhecimento, estando ainda enraizados aos processos tradicionais de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Suzana Longo da Cruz, Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia  (Uesb).

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Curriculum and Instruction (Estudos da Linguagem) pela Southern Illinois University, at Carbondale - EUA (SIUC). Professor pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Realizou estágio de pós-doutoral na Florida International University, em Miami, na área de Linguística Aplicada.

Cremilton de Souza Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

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Publicado

2021-02-15

Como Citar

Cruz, S. L. da, Lima, D. C. de, & Santana, C. de S. (2021). O ENSINO DE LÍNGUAS POR UMA ABORDAGEM COMPLEXA EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUEBRANDO PARADIGMAS . fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7662

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados