Políticas Públicas e Docência no contexto da Pandemia no Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8250Palavras-chave:
Docência, Ensino Remoto, Políticas Públicas Educacionais, Realidade AmazônicaResumo
O estudo apresenta discussões sobre a dinâmica do ensino remoto – introduzida no curso de uma pandemia – nas instituições públicas de ensino, e os efeitos desta organização na docência, refletindo o papel das políticas públicas neste processo de mudanças e novos percursos. Utiliza-se como lócus de problematização o contexto educacional da região norte do Brasil. As discussões são fruto de uma pesquisa empírica, contemplando o uso de levantamento bibliográfico-documental, observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes da Educação Básica por meio de formulário eletrônico. Inicialmente, contempla-se que a pandemia introduziu novas demandas e intensificou esforços, aos docentes, diante da organização da dinâmica educativa, desde a adaptabilidade às ferramentas tecnológicas disponíveis até a transposição de metodologias presenciais para o ambiente virtual, bem como ocasionou a expansão da carga horária de trabalho, desmotivação e conflitos com as famílias dos estudantes. Soma-se a isso, o enfraquecimento da oferta de formação para o novo contexto educacional. Assim, é notável que, além de ampliar os dilemas já existentes, a pandemia projetou ainda o desafio da (re)invenção do fazer docente numa atual conjuntura de crise na educação pública, com desarticulações entre as políticas públicas educacionais e o novo contexto, principalmente, no norte do Brasil.
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