Educação Matemática Problematizadora na perspectiva freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12689

Palavras-chave:

Educação Matemática Problematizadora, Revisão Sistemática de Literatura, pedagogia freiriana, currículos de matemática, ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação, tem como objetivo discutir os pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Educação Matemática Problematizadora nas políticas e práticas de currículos no contexto da formação docente e da práxis pedagógica, tendo em vista as contribuições da pedagogia crítica de Paulo Freire, a partir de reflexões teóricas da Revisão Sistemática de Literatura (RSL), pautadas em referências nacionais e internacionais. Destarte, para fundamentar teoricamente o tema investigado, recorreu-se à RSL nas bases de dados: Portal de Periódicos Capes, SciELO, Scopus, Web of Science, ERIC, Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando os protocolos específicos da revisão. As buscas consistentes e rigorosas nessas bases de dados contribuíram para constatar que não há nenhuma pesquisa na área de Educação Matemática que discute os pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Educação Matemática Problematizadora. Há evidências de sua importância e concretização nas produções científicas compartilhadas neste estudo. A Educação Matemática Problematizadora precisa ser inserida nas políticas e práticas curriculares, para possibilitar aos sujeitos dialógicos pensar criticamente os temas geradores investigativos experienciados em práticas matemáticas cotidianas; perguntar nos processos de ensino-aprendizagem da matemática para compreender conceitos e conteúdos escolares articulados com suas experiências; formular situações-problema; dinamizar a práxis pedagógica através de (re)invenções criativas com alegria e amorosidade; avaliar e narrar dialogicamente as experiências formadoras nos espaços formativos da universidade e da escola básica.

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Biografia do Autor

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (Guanambi) - Brasil

Mestra em Educação pela UFSCar. Docente na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GREPEM.

Contribuição de autoria: realização da Revisão Sistemática de Literatura, redação do texto, análise e produção dos dados.

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Pós-Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Docente na Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GREPEM. Bolsista do CNPq: PQ2

Contribuição de autoria: redação do texto, análise e produção dos dados e orientação da pesquisa.

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Publicado

2024-04-08

Como Citar

OLIVEIRA, S. A. de; CARNEIRO, R. F. Educação Matemática Problematizadora na perspectiva freiriana. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12689, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12689. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12689. Acesso em: 3 maio. 2024.