Educação Matemática Problematizadora na perspectiva freiriana
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12689Palavras-chave:
Educação Matemática Problematizadora, Revisão Sistemática de Literatura, pedagogia freiriana, currículos de matemática, ensino-aprendizagemResumo
Este artigo, recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação, tem como objetivo discutir os pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Educação Matemática Problematizadora nas políticas e práticas de currículos no contexto da formação docente e da práxis pedagógica, tendo em vista as contribuições da pedagogia crítica de Paulo Freire, a partir de reflexões teóricas da Revisão Sistemática de Literatura (RSL), pautadas em referências nacionais e internacionais. Destarte, para fundamentar teoricamente o tema investigado, recorreu-se à RSL nas bases de dados: Portal de Periódicos Capes, SciELO, Scopus, Web of Science, ERIC, Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando os protocolos específicos da revisão. As buscas consistentes e rigorosas nessas bases de dados contribuíram para constatar que não há nenhuma pesquisa na área de Educação Matemática que discute os pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Educação Matemática Problematizadora. Há evidências de sua importância e concretização nas produções científicas compartilhadas neste estudo. A Educação Matemática Problematizadora precisa ser inserida nas políticas e práticas curriculares, para possibilitar aos sujeitos dialógicos pensar criticamente os temas geradores investigativos experienciados em práticas matemáticas cotidianas; perguntar nos processos de ensino-aprendizagem da matemática para compreender conceitos e conteúdos escolares articulados com suas experiências; formular situações-problema; dinamizar a práxis pedagógica através de (re)invenções criativas com alegria e amorosidade; avaliar e narrar dialogicamente as experiências formadoras nos espaços formativos da universidade e da escola básica.
Downloads
Metrics
Referências
ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ANDERSSON, Annica; BARWELL, Richard. Applying Critical Mathematics Education: an introduction. In: ANDERSSON, Annica; BARWELL, Richard (ed.). Applying Critical Mathematics Education. Series: New Directions in Mathematics and Science Education, v. 35. Publisher: Brill, 2021. p. 1-23. E-book.
ARAÚJO, Jussara de Loiola. Ser crítico em projetos de modelagem em uma perspectiva crítica de educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 43, p. 839-859, ago. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/BZxMFLPvzkSvn9PjYfL3b7c/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2019.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2020.
BAUER, Martin W.; AARTS, Bas. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução: Pedrinho Guareschi. 13. ed. 2. reimpr. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 39-63.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.
CANDAU, Vera Maria. Didática novamente em questão: fazeres-saberes pedagógicos em diálogos, insurgências e políticas. In: CANDAU, Vera Maria; CRUZ, Giseli Barreto da; FERNANDES, Claudia (org.). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis: Vozes, 2020. p. 33-47.
COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves; PAMPLONA, Admur Severino. As licenciaturas em matemática no período pós-pandemia: o que a extensão universitária sugere? Boletim online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 13-29, out. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/18779. Acesso em: 8 jan. 2022.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Memória de minhas relações com Paulo Freire. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 69, p. v-xix, abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/gsy5xZDHXbhhnVw8FGBykCp/?lang=es.
Acesso em: 15 jul. 2021.
DOMITE, Maria do Carmo Santos. Formulação de problemas em educação matemática: a quem compete? Movimento – Revista de Educação, n. 14, p. 24-37, 2006. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32531. Acesso em: 28 ago. 2019.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
FORNER, Regis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica. Revista de Educação Matemática (REMAt), v. 16, n. 21, p. 1-13, jan./abr. 2019. Disponível em:
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/207. Acesso em: 21 abr. 2020.
FRANKENSTEIN, Marilyn. Educação matemática crítica: uma aplicação da epistemologia de Paulo Freire. Tradução: Maria Doris e Regina Luzia Corio de Buriasco. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005. p. 101-140. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/1640. Acesso em: 18 out. 2021.
FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 34-41.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução: Rosisca Darcy de Oliveira. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 4. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2001.
FREIRE, Paulo; D’AMBROSIO, Ubiratan; MENDONÇA, Maria do Carmo. A conversation with Paulo Freire. For the Learning of Mathematics, Canadá, v. 17, n. 3, p. 7-10, nov. 1997. Disponível em: https://flm-journal.org/Articles/164C34431842FA8E405A5A16BC49B9.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 77. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Tradução: Tiago José Risi Leme. 3. reimpr. São Paulo: Cortez, 2021c.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 30. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021d.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 10 mar. 2021.
GIROUX, Henry Armand. Pedagogia crítica, Paulo Freire e a coragem para ser político. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 296-306, jan./mar. 2016. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/27356. Acesso em: 25 jun. 2019.
JANUARIO, Gilberto. Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Boletim online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 44-62, fev. 2022. Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21708. Acesso em: 29 jun. 2022.
LI, Yeping; SCHOENFELD, Alan H. Problematizing teaching and learning
mathematics as “given” in STEM education. International Journal of STEM Education, v. 6, n. 44, p. 1-13, 2019. Disponível em:
https://stemeducationjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40594-019-0197-9. Acesso em: 11 abr. 2020.
MENDES, Luísa Cardoso; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Os propósitos da Educação Matemática podem se alinhar à Educação em Direitos Humanos? Boletim GEPEM, n. 78, 3-20, jan./jun. 2021. Disponível em:
https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/448. Acesso em: 13 dez. 2021.
MENGALI, Brenda Leme da Silva; NACARATO, Adair Mendes. A problematização na formação docente possibilitando a problematização na sala de aula da educação infantil: a análise de um caso de ensino. In: CARVALHO, Mercedes; BAIRRAL, Marcelo Almeida (org.). Matemática e educação infantil: investigações e possibilidades de práticas pedagógicas. 2. ed. 2. reimpr. Petrópolis: Vozes, 2019. p. 83-100.
MOUSTAPHA-CORRÊA, Bruna; BERNARDES, Aline; GIRALDO, Victor; BIZA, Irene; NARDI, Elena. Problematizing mathematics and its pedagogy through teacher engagement with history-focused and classroom situation-specific tasks. Journal of Mathematical Behavior, v. 61, p. 1-10, mar. 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0732312321000018. Acesso em: 28 nov. 2021.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; ALVIM, Márcia Helena. História das ciências e da matemática, educação problematizadora e epistemologias do sul: para se pensar um ensino de ciências e de matemática crítico. RBECM, Passo Fundo, v. 3, n. 2, p. 554-581, jul./dez. 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10669. Acesso em: 10 set. 2021.
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; ALVIM, Márcia Helena. Dimensões da abordagem histórica no ensino de Ciências e de Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 742-774, abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74838. Acesso em: 14 out. 2021.
OSTI, Mariele de Freitas; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem com jovens e adultos do campo: em busca de uma educação problematizadora e libertadora. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 10, n. 23, p. 213-236, set./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6671. Acesso em: 14 jan. 2022.
PETTICREW, Mark; ROBERTS, Helen. Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.
REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Paulo Freire: 100 anos de práxis libertadora. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 47, p. 238-258, ago. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9443. Acesso em: 28 nov. 2021.
ROCHA, Cintia Mendonça Soares; ALVIM, Márcia Helena. Reflexões sobre a potencialidade da inserção da História das Ciências no ensino de Ciências através da temática da Revolução Científica. REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 478-493, jan./mar. 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2559. Acesso em: 18 mar. 2021.
SAUL, Ana Maria. Políticas e práticas educativas inspiradas no pensamento de Paulo
Freire: pesquisando diferentes contextos. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 3, p. 129-142, set./dez. 2014. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol14iss3articles/saul.htm. Acesso em: 12 abr. 2020.
SILVA, Renato Carneiro da. Sistema de numeração decimal: saberes docentes e conhecimentos discentes do 3º ano do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Fortaleza, 2013.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Tradução: Abgail Lins (cap. 1-4) e Jussara de Loiola Araújo (cap. 5). Campinas: Papirus, 2015.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica:
análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria,
v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/11344. Acesso em: 10 dez. 2020.
SOUZA, Elizeu Clementino de; CRUZ, Núbia da Silva. Pesquisa (auto)biográfica: sentidos e implicações para o campo educacional. In: AMADO, João; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (org.). Referenciais teóricos e metodológicos de investigação em educação e ciências sociais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017. p. 167-194.
VALLE, Júlio César Augusto do; SANTOS, Vinício Macedo. Inverter o vetor do currículo: o movimento de reorientação curricular de Freire no centro do debate. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1207-1233, out./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/39339. Acesso em: 15 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.