Perspectiva das coordenadoras pedagógicas sobre a formação continuada docente quanto à BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13203

Palavras-chave:

anos iniciais do ensino fundamental, currículo, coordenação pedagógica, educação públilca, base nacional comum curricular

Resumo

Este artigo objetiva discutir as ações de formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas estaduais no município de Viçosa/MG, a partir do olhar das coordenadoras pedagógicas. A proposta metodológica é de cunho qualitativo e os dados foram produzidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram categorizados a partir das percepções e transcrição dos diálogos, e analisados por meio da triangulação com o referencial teórico-metodológico do Ciclo de Políticas, formulado por Stephen Ball e Richard Bowe (1992). Mais especificamente, utilizamos a abordagem do contexto da prática para a análise dos dados deste artigo, já que se trata de apresentar o processo de implementação da BNCC enquanto nova política educacional obrigatória em todo território nacional. A análise aponta que a formação continuada ocorrida até então teve caráter técnico e descritivo quanto à BNCC, sem abertura para debates críticos, situação agravada pela precarização do trabalho docente devido à pandemia de COVID-19. As resoluções que tratam das formações continuadas docentes são marcadas por habilidades e competências que os professores devem ter para ensinar de acordo com a Base.

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Biografia do Autor

Beatriz Vieira Magdaleno, Universidade Federal de Viçosa - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Educação Infantil - Prefeitura de São José dos Pinhais (PR).

Contribuição de autoria: redação do texto, análise e coleta de dados e realização da pesquisa empírica.

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Federal de Viçosa - Brasil

Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro). Docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Contribuição de autoria: redação do texto, análise dos dados e orientação da pesquisa

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

MAGDALENO, B. V.; FARIA, R. W. S. de C. Perspectiva das coordenadoras pedagógicas sobre a formação continuada docente quanto à BNCC. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13203, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13203. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13203. Acesso em: 21 dez. 2024.