FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: PERFIL E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6446Palavras-chave:
Curso de Formação, Ensino Fundamental, Formação Continuada, ProfessoresResumo
O objetivo principal deste estudo foi de identificar o perfil e a compreensão de professores sobre formação profissional docente e a importância desta para atuação docente. Participaram da pesquisa 21 professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal, que responderam um questionário com questões fechadas para traçar o perfil dos docentes e questões abertas para identificar a compreensão quanto a formação profissional docente e a importância sobre esta questão. Quanto ao perfil docente, a maioria são mulheres, o tempo médio de formação foi de 14 anos, com tempo médio de atuação como docente de 13 anos. Relacionada a compreensão sobre Formação Profissional Docente, os professores ampliaram esta, considerando-a não apenas como aspectos para progressão na carreira, mas também a reflexão sobre sua ação na prática em sala de aula. Os participantes consideram ser extremamente relevante manter-se atualizados e em constante formação profissional. Considera-se importante pesquisas que identifiquem as necessidades e a importância de ações formativas que os professores buscam, a fim de ofertar cursos significativos e condizentes com a realidade escolar onde estes profissionais se encontram.
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