FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: PERFIL E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6446

Palavras-chave:

Curso de Formação, Ensino Fundamental, Formação Continuada, Professores

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi de identificar o perfil e a compreensão de professores sobre formação profissional docente e a importância desta para atuação docente. Participaram da pesquisa 21 professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal, que responderam um questionário com questões fechadas para traçar o perfil dos docentes e questões abertas para identificar a compreensão quanto a formação profissional docente e a importância sobre esta questão. Quanto ao perfil docente, a maioria são mulheres, o tempo médio de formação foi de 14 anos, com tempo médio de atuação como docente de 13 anos. Relacionada a compreensão sobre Formação Profissional Docente, os professores ampliaram esta, considerando-a não apenas como aspectos para progressão na carreira, mas também a reflexão sobre sua ação na prática em sala de aula. Os participantes consideram ser extremamente relevante manter-se atualizados e em constante formação profissional. Considera-se importante pesquisas que identifiquem as necessidades e a importância de ações formativas que os professores buscam, a fim de ofertar cursos significativos e condizentes com a realidade escolar onde estes profissionais se encontram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa - Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e especialista em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF). Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esportes, recreação e saúde; Processos de Ensino-Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas; e Formação de Professores.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa - Brasil

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF).

Referências

ANTUNES, Denise Dalpiaz; PLASZEWSKI, Helenara. O ser professor em contínua construção. Revista Educação. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 30-40, jan.-abr. 2018.

ANTUNES, Denise Dalpiaz; et al. Formação Continuada de Professores no Locus Escolar. In: ANTUNES, Denise Dalpiaz; PLASZEWSKI, Helenara. Educação continuada: um paradigma em diferentes ações, distintas experiências e significativos contextos. Porto Alegre: Evangraf, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3ª reimp. da 1ª ed. São Paulo: Edições, v. 70, 2016.

BARROSO, Joao. Formação, projecto e desenvolvimento organizacional. In: CANÁRIO, Rui (Org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto Editora, p. 61-78, 1997.

BOLÍVAR, António. A escola como organização que aprende. In: CANÁRIO, Rui (Org.). Formação e situações de trabalho. Porto: Porto, p. 79-100, 1997.

BONFIM-SILVA, Venâncio; CARMO, Edinaldo Medeiros. Saberes experienciais: reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de ciências e biologia. Práxis Educacional, [S.l.], v. 16, n. 38, p. 421-440, jan. 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6018>. Acesso em: 12 mar. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6018.

BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – PNE. Brasília, DF: INEP 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo escolar da educação básica 2018. Brasília: INEP. 2019.

COSTA, Jandira Gomes da. A formação continuada do docente e as dificuldades na prática pedagógica. Revista Psicologia e Saberes. V.8, N.10 2019, p. 278-287.

DINIZ-PEREIRA, Julio Emílio. Formação De Professores, Trabalho E Saberes Docentes. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.24, n.3, p.143-152, set-dez, 2015.

FONTANA, Maire Josiane; FÁVERO, Altair Alberto. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, 2013.

FORTE, Ana Maria; FLORES, Maria Assunção. Colaboração docente e desenvolvimento profissional no local de trabalho: um estudo de professores de português, European Journal of Teacher Education, 2014. 37: 1, 91-105, DOI: 10.1080 / 02619768.2013.763791.

GALINDO, Camila José; DO CARMO INFORSATO, Edson. Formação continuada de professores: impasses, contextos e perspectivas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, p. 463-477, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Rita de Cássia Medeiros. A formação dos professores no contexto atual. Revista de Educação, v. 14, n. 18, 2015.

HERDEIRO, Rosalinda; COSTA e SILVA, Ana Maria. As políticas educativas e a motivação dos professores para o trabalho docente. In: Congresso formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 2014. p. 1390-1401.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Traduzido por Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2011.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório nacional: pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem: Talis 2018: primeira parte. – Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/resulta-dos/2018/relatorio_nacional_talis2018.pdf

INEP. Perfil do professor da educação básica / Maria Regina Viveiros de Carvalho. – Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1473981 Acesso em: 26/dez/2019.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Textos para Discussão. Professores da educação básica no Brasil: condições de vida, inserção no mercado de trabalho e remuneração, Brasília, n. 2304, 2017.

LEITÃO, Álvaro; ALARCÃO, Isabel. Para uma nova cultura profissional: uma abordagem da complexidade na formação inicial de professores do 1º CEB. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 19, n. 2, p. 51-84, 2006.

LOURENÇO, Rayana Silveira Souza Longhin; et al. Formação continuada em serviço: relações entre seus aspectos fundamentais e as práticas instituídas. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 32, p. 481-498, maio 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5065>. Acesso em: 24 mar. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5065.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Tradução: Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 11. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2008. 350p.

MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. O papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2017. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28886/1/ulsd730791_td_Pedro-_Mucharreira.pdf

NÓVOA, Antonio Sampaio da. Formação continuada de professores: realidade e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2001.

NÓVOA, Antonio Sampaio da. Formação de professores e profissão docente. In. NÓVOA, A. S. (Coord). Os professores e a sua formação. 2. Ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 15-33.

NÓVOA, Antonio Sampaio da. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

NÓVOA, Antonio Sampaio da. História de vida: perspectivas metodológicas. In: NÓVOA, A. S. (org.). Vida de Professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora. 2007.

NÓVOA, Antonio Sampaio da. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, Educa, p. 2-41, 2009.

NÓVOA, Antonio Sampaio da. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017.

NÓVOA, Antonio Sampaio da. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019.

PAEZ, Fabiana Martinello; PEREIRA, Antonio Serafim. Formação continuada: a visão dos professores de um curso de graduação tecnológica. Acta Scientiarum. Education, v. 39, n. 1, p. 567-575, 2017.

PEDRO, Lessandra Mariléia Silvano; PEREIRA, Antonio Serafim. Formação continuada de professores: concepção dos gestores de dois sistemas municipais de ensino catarinenses. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 36, p. 494-513, dez. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5902>. Acesso em: 16 mar. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5902.

DE PESCE, Marly Krüger; DE ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 7, p. 39-50, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: Construindo uma crítica. In Ghedin, Evandro (Org.), Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, Marta Maria Minervino dos; CAVALCANTE, Marta Auxiliadora da Silva. A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais. Anais... do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, p. 37-49, 2019.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Lucenildo Elias da; DARSIE, Marta Maria Pontin. A formação continuada em mato grosso: algumas aproximações conceituais e a política de formação de professores da rede estadual. Revista Panorâmica - V. 27 – Jan./Jun. 2019, p.11-24.

SILVEIRA, Daniel. Formação Docente: Aspectos pessoais, profissionais e institucionais. Anais... Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências, Santa Maria, RS, 2006.

SOUZA, Régis Luíz Lima de. Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar. 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

SOARES, R. G.; COPETTI, J. FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: PERFIL E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 573-591, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6446. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6446. Acesso em: 22 nov. 2024.