A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4363Keywords:
Prática de Ensino Supervisionada. Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Coordenadoras de Curso.Abstract
A investigação sobre formação de professores/as e educadores/as tem sido profícua e plural.
Não obstante, pouco se sabe sobre o que coordenadores/as ou diretores/as de curso sentem e refletem
acerca da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O estudo exploratório que apresentamos no
presente artigo, a partir da interlocução entre a Sociologia e as Ciências da Educação, teve como
principal objetivo identificar e analisar a opinião de 13 coordenadoras sobre os mestrados de formação
de educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - o lugar, a função e
o perfil dos supervisores/as, a avaliação do processo de supervisão, bem como o modelo supervisivo
adotado, os pontos fortes e fracos identificados no atual modelo da PES, propostas de alteração ao
modelo existente e o grau de satisfação das coordenadoras com a PES. O desenho da pesquisa
mobilizou procedimento de recolha de dados assente numa metodologia qualitativa, a partir da
aplicação de um questionário e consequente análise e interpretação analítica. Como principais
resultados, verificamos, globalmente, a ausência de um modelo de supervisão institucionalizado, ainda
que a PES assuma, nos discursos, um lugar central na formação docente.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.