A PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA NOS MESTRADOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS EM PORTUGAL: VOZES DAS COORDENADORAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4363Palabras clave:
Prática de Ensino Supervisionada. Mestrados em Formação de Educadores/as e Professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Coordenadoras de Curso.Resumen
A investigação sobre formação de professores/as e educadores/as tem sido profícua e plural.
Não obstante, pouco se sabe sobre o que coordenadores/as ou diretores/as de curso sentem e refletem
acerca da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O estudo exploratório que apresentamos no
presente artigo, a partir da interlocução entre a Sociologia e as Ciências da Educação, teve como
principal objetivo identificar e analisar a opinião de 13 coordenadoras sobre os mestrados de formação
de educadores/as e professores/as do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal - o lugar, a função e
o perfil dos supervisores/as, a avaliação do processo de supervisão, bem como o modelo supervisivo
adotado, os pontos fortes e fracos identificados no atual modelo da PES, propostas de alteração ao
modelo existente e o grau de satisfação das coordenadoras com a PES. O desenho da pesquisa
mobilizou procedimento de recolha de dados assente numa metodologia qualitativa, a partir da
aplicação de um questionário e consequente análise e interpretação analítica. Como principais
resultados, verificamos, globalmente, a ausência de um modelo de supervisão institucionalizado, ainda
que a PES assuma, nos discursos, um lugar central na formação docente.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.