ESTÁGIO CURRICULAR: O MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE EM NARRATIVAS DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4365Keywords:
Formação de professores. Estágio. Construção da identidade docente.Abstract
Este artigo resulta de investigação que focaliza o Estágio como espaço de aprendizagem e
construção da identidade docente, em contexto de formação inicial, no Brasil e em Portugal. O
objetivo foi analisar como estagiárias brasileiras e portuguesas entendem o componente do Estágio no
processo de construção da sua identidade profissional. Para tanto foram delineadas algumas questões:
Que elementos são destacados como relevantes pelos estagiários? De que maneira o Estágio contribui
para a construção da identidade docente? Como caminho metodológico optou-se pelo uso das
narrativas recolhidas em relatórios e memoriais de formação, adotando-se assim uma abordagem
qualitativa de análise. O suporte teórico é sustentado por referenciais da área da formação de
professores, área multidisciplinar em que diferentes saberes se cruzam. Os dados revelaram que os
movimentos de construção identitária se acentuam no espaço/tempo do Estágio, destacando-se nas
narrativas que esse processo ocorre em diferentes contextos, e que a observação, a (auto)reflexão e as
relações estabelecidas nesse período são fundantes para o processo de tornar-se professor.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.