Narrativas de alunas de pedagogia: desvelando experiências formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12328

Palavras-chave:

formação docente, aprendizagem profissional, narrativa, educação inclusiva

Resumo

O estudo focaliza a formação docente para lidar com a diversidade de alunos na sala de aula comum. Apresenta-se uma pesquisa desenvolvida em um grupo de estudos com graduandas de Pedagogia que realizaram estágio extracurricular em uma rede de ensino municipal e, dentre as funções, apoiavam alunos com deficiência. A investigação assume o método biográfico e, no presente texto, busca-se compreender os reflexos da experiência das estudantes nesse estágio, em especial, na formação para lidar com o processo educativo desses alunos. Os encontros do grupo foram audiogravados e posteriormente transcritos. O procedimento analítico buscou interpretar os sentidos que a experiência produziu nas alunas. Os resultados, organizados em três eixos temáticos, indicam que o grupo de estudos se configurou como um espaço institucional de formação para as graduandas e possibilitou, por meio das narrativas, reflexão e transformação de saberes tácitos em conhecimento. Conclui-se que a narrativa biográfica contribui para criar uma proximidade entre a formação, a profissão de professor e as condições concretas da escola e do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco - Brasil

Doutora em Educação - Unicamp. Universidade São Francisco, Brasil. Programa de pós-graduação em Educação. Grupo de pesquisa Relações de ensino e trabalho docente. Bolsista produtividade CNPq 2. Contribuição de autoria: Administração do Projeto, Investigação, Metodologia, Análise, Conceituação, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição. 

 

Teresa Sarmento, Universidade do Minho - Portugal

Doutora em Estudos Socioeducativos da Criança pela Universidade do Minho. Universidade do Minho, Portugal. Contribuição de autoria: Análise, Conceituação, Escrita – Revisão, Metodologia.  

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

FREITAS, A. P. de; SARMENTO, T. Narrativas de alunas de pedagogia: desvelando experiências formativas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12328, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12328. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12328. Acesso em: 27 abr. 2024.