Narrativas de alunas de pedagogia: desvelando experiências formativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12328

Palavras-chave:

formação docente, aprendizagem profissional, narrativa, educação inclusiva

Resumo

O estudo focaliza a formação docente para lidar com a diversidade de alunos na sala de aula comum. Apresenta-se uma pesquisa desenvolvida em um grupo de estudos com graduandas de Pedagogia que realizaram estágio extracurricular em uma rede de ensino municipal e, dentre as funções, apoiavam alunos com deficiência. A investigação assume o método biográfico e, no presente texto, busca-se compreender os reflexos da experiência das estudantes nesse estágio, em especial, na formação para lidar com o processo educativo desses alunos. Os encontros do grupo foram audiogravados e posteriormente transcritos. O procedimento analítico buscou interpretar os sentidos que a experiência produziu nas alunas. Os resultados, organizados em três eixos temáticos, indicam que o grupo de estudos se configurou como um espaço institucional de formação para as graduandas e possibilitou, por meio das narrativas, reflexão e transformação de saberes tácitos em conhecimento. Conclui-se que a narrativa biográfica contribui para criar uma proximidade entre a formação, a profissão de professor e as condições concretas da escola e do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco - Brasil

Doutora em Educação - Unicamp. Universidade São Francisco, Brasil. Programa de pós-graduação em Educação. Grupo de pesquisa Relações de ensino e trabalho docente. Bolsista produtividade CNPq 2. Contribuição de autoria: Administração do Projeto, Investigação, Metodologia, Análise, Conceituação, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição. 

 

Teresa Sarmento, Universidade do Minho - Portugal

Doutora em Estudos Socioeducativos da Criança pela Universidade do Minho. Universidade do Minho, Portugal. Contribuição de autoria: Análise, Conceituação, Escrita – Revisão, Metodologia.  

Referências

ALENCAR, Laine Cristina Forati de. Estágio extracurricular no curso de pedagogia: sentidos produzidos em um grupo de estudos com foco na educação inclusiva. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2020.

BAKHTIN, Mikael. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BEZERRA, Giovani Ferreira. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: a Problemática do Profissional de Apoio à Inclusão Escolar como um de seus efeitos. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 4, p. 673-688, 2020. DOI: 10.1590/1980-54702020v26e0184. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/B8T8rMXW8BzMJnNq5JBsXqK/?lang=pt Acesso em: 08 fev. 2023.

CAIADO, Katia Regina Moreno; MARTINS, Larissa de Souza; ROSSETO, Antonio Nicole Dragone. A Educação Especial em escolas regulares: tramas e dramas do cotidiano escolar. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 28, p. 621-632, 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2009000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 02 fev. 2023.

CARNEIRO, Relma Urel Carbone; PEDROSO, Cristina Cinto Araújo; SANTOS, Denise Cristina França. Inclusão escolar na perspectiva do professor especializado. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2880–2897, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.17454. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17454 Acesso em: 3 fev. 2023.

DAINEZ, Débora, SMOLKA, Ana Luiza Bustamante, SOUZA, Flavia Faissal de. A dimensão constitutiva do meio: implicações políticas e práticas em educação especial. Educação & Sociedade, Porto Alegre, v. 43, p. 1-17, 2022. DOI: 10.1590/ES.256418. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LnMmbHnMMDGvksFyjjG9Lfv/?lang=pt Acesso em: 08 fev. 2023

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: Figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução Carlos Eduardo Galvão Braga, Maria da Conceição Passeggi, Nelson Patriota. Natal: EDUFRN, 2012.

DIAS, Viviane Borges; SILVA, Luciene Maria da. Educação inclusiva e formação de professores: o que revelam os currículos dos cursos de licenciatura?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 406-429, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6822. Acesso em: 8 fev. 2023.

FREITAS, Luís Carlos. Avaliação: para além da “forma escola”. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 20, n.35, p. 89-99, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4086 Acesso em: 23 jan. 2019.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

JOSSO, Marie-Christine. Proceso Autobiográfico de (Trans)Formación Identitaria y de Conocimiento de Sí. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Ciudad de México, v. 19, n. 62, p. 735-761, 2014. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662014000300005 Acesso em: 24 jan. 2019.

KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224, 2014.

MICHELS, Maria Helena. Formação do professor de Educação Especial no Brasil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 40., 2021, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: Universidade Federal do Pará. 2021, p. 1-7. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/gt15-trabalho_encomendado_40rn.pdf. Acesso em: 8 fev. 2023

MONTEIRO, Cibele Moreira; FREITAS, Ana Paula de. A (trans)formação de educadores por meio do trabalho com narrativas no contexto inclusivo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 6, n. 19, p. 910-926, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11173. Acesso em: 01 fev. 2023.

NÓVOA, Antonio. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación, Madrid, n. 350, p. 203-2018, 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09.pdf. Acesso em: 24 jan. 2019.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (org.) Invenções de vida, compreensões de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 103-119. (Séries Arte de Viver, Conhecer e Formar).

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018.Acesso em: 8 fev. 2023.

PEREIRA, Daniel Novaes Gomes. Por entre olhares, o humano: processos de constituição de uma criança (com autismo) no segundo ano do ensino fundamental. 2022. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2022.

PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista, Curitiba, n. 33, p. 143-156, 2009. DOI: 10.1590/S0104-40602009000100010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/VNnyNh5dLGQBRR76Hc9dHqQ/?lang=pt. Acesso em: 08 fev. 2023.

PLETSCH, Márcia Denise, SOUZA, Flavia Faissal. Educação comum ou especial? Análise das diretrizes políticas de educação especial brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 1286-1306. 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15126. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15126 Acesso 8 fev. 2023.

SARMENTO, Teresa. Histórias de vida de educadoras de infância. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002.

SARMENTO, Teresa. Formação de Professores para uma Sociedade Humanizada. Revista de Educação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 285-297. 2017. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/3679. Acesso em: 10 dez. 2018

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Ensinar e significar: as relações de ensino em questão ou das (não)coincidências nas relações de ensino. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). Questões de Desenvolvimento Humano: práticas e sentidos. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 107-128.

SOARES, Magda. “O problema não é o método de alfabetização, é alfabetizar sem método” – entrevista com Magda Soares. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 1, p.143-164, 2016. DOI:10.18676/cadernoscenpec.v6i1.355. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/355 Acesso em: 8 fev. 2023.

SOUZA, Flavia Faissal, DAINEZ, Débora. Defectologia e Educação Escolar: implicações no campo dos Direitos Humanos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, p. 1-18, 2022. DOI: 10.1590/2175-6236116863vs01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/4hWG3gGsrzKdpwN3PmgZLbS/?lang=pt Acesso em: 08 fev. 2023.

VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cássia; LUGLI, Rosário Genta; SILVA, Vivian Batista da. Vivências iniciais no magistério e formação para a sensibilidade na sala de aula. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 190-218, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8023. Acesso em: 8 fev. 2023.

VYGOTSKY, Lev. A construção do pensamento e da palavra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, Lev. Problemas da defectologia. São Paulo: Expressão Popular, 2021. (vol. 1.)

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

FREITAS, A. P. de; SARMENTO, T. Narrativas de alunas de pedagogia: desvelando experiências formativas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12328, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12328. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12328. Acesso em: 21 nov. 2024.