Coherencia entre principios educativos y metodología en una red de centros
Keywords:
Estratégias metodológicas, Princípios educacionais, Trabalho em redeAbstract
Neste artigo se recorre à análise realizada pelo grupo de pesquisa EMIPE sobre a coerência entre os Princípios Educacionais e Práticas Metodológicas desenvolvidos na sala de aula, em 19 centros educacionais, que trabalham em rede, em um Projeto Comum. Para a análise e acompanhamento da pesquisa, se utilizou uma metodologia qualitativa, cujo desenvolvimento do processo de pesquisa-ação, durou quatro anos. Este processo levou, em primeiro lugar, à descrição, pelos professores de todas as escolas, das estratégias metodológicas aplicadas na sala de aula. Em segundo lugar, à análise dessas estratégias a partir de informações importantes derivadas dos princípios educacionais explicados no Projeto de Educação Institucional. Em terceiro lugar, à implantação denovas estratégias e em quarto lugar, à decisão e explicação de algumas estratégias específicas dos centros da rede. A partir dessa explicação das metodologias coerentes com os princípios educacionais, cada centro se comprometeu em implementar uma inovação de forma sistemática. O processo de análiserealizado nos permitiu constatar coincidências metodológicas em todos os centros, assim como uma especificidade clara e ritmos diferentes em cada umdeles. Como resultado, se formula a necessidade de reflexão contínua e revisão para uniformizar as metodologias que foram selecionadas como coerentes com os princípios educacionais, e conseguir generalizar e institucionalizar as práticas metodológicas comuns a todos os centros da rede.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.