A NARRAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA FACE AO “PROBLEMA DIFÍCIL” DA EXPERIÊNCIA: ENTRE MEMÓRIA PASSIVA E HISTORICIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8013

Palavras-chave:

experiência formativa, microfenomenologia, narrativa

Resumo

Zahavi, num artigo intitulado “Intencionalidade e Fenomenalidade: um Olhar Fenomenológico sobre o ‘Problema Difícil’”, publicado em 2015, questiona as relações dialéticas existentes entre consciência, memória e experiência. O difícil problema da consciência pode ser resumido da seguinte forma: embora seja relativamente simples apreender o conteúdo da experiência, os efeitos experienciais vividos parecem, por outro lado, estar fora do alcance do campo atencional e, consequentemente, do trabalho narrativo fundado nas palavras. Uma vez que a experiência é dada para ser vivida de uma forma “apresentacional”, ela é primeiramente vivida e retida passivamente antes de ser apreendida de uma forma reflexiva e compreensível como objeto de pensamento. Esta diferenciação entre “conteúdo da experiência” e “efeitos experienciais experimentados” constitui, segundo o termo proposto por Zahavi, uma “lacuna explicativa”. Ao pensar nas condições para superar esta lacuna no quadro de uma epistemologia da narrativa, este trabalho examina os processos e as temporalidades da transição da experiência para a linguagem, do ponto de vista fenomenológico e biográfico. Questionar as modalidades pelas quais as práticas narrativas participam da expressão em palavras dos conteúdos da experiência (o teórico), mas também dos efeitos experimentados no contato com esses conteúdos (o experiencial), é examinar as possibilidades de expressão das dimensões formativas da experiência, situando-as na interface entre memória, corpo e fala.

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Biografia do Autor

Hervé Breton, Université de Tours, EA7505 – France

Professor associado em ciências da educação e formação, membro da equipe de Educação, Ética e Investigação em Saúde (EA7505), co-director da revista “Chemins de formation”, Presidente da Associação Internacional de Histórias de Vida em Formação (ASIHVIF-RBE).

Camila Aloisio Alves, Faculdade de Medicina de Petrópolis – Brasil

Faculdade de Medicina de Petrópolis – Brasil

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

BRETON, H. .; ALVES, C. A. A NARRAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA FACE AO “PROBLEMA DIFÍCIL” DA EXPERIÊNCIA: ENTRE MEMÓRIA PASSIVA E HISTORICIDADE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 38-51, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8013. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8013. Acesso em: 16 abr. 2024.