Desenvolvimento profissional: percursos formativos de professores iniciantes
Keywords:
Professor iniciante, Percursos formativos, Desenvolvimento profissionalAbstract
Na área da educação, as pesquisas nos últimos anos tem voltado a atenção para os professores iniciantes, seus percursos formativos e desenvolvimento profissional. Esta é a temática discutida neste texto que analisa narrativas de três professoras iniciantes de Educação Infantil da rede pública de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O aporte teórico que deu sustentação a análise baseou-se em Huberman (1995); Imbernón (2001); Marcelo Garcia (1999); Nóvoa (1995, 2010) entre outros e a (auto)biografia foi a opção metodológica adotada. Os fragmentos das narrativas utilizados neste texto corroboram os dados que os estudos realizados por pesquisadores apresentam, ou seja, o período de inserção à docência não é um salto no vazio entre a formação inicial e a formação continuada, mas mostra-se fundante para se atingir um desenvolvimento profissional coerente e evolutivo. Este percurso do desenvolvimento profissional não afeta apenas o professor, mas envolve todo o corpo educativo ocorrendo no desenvolvimento da organização em que trabalham. A escola mostra-se então um espaço fundamental na aprendizagem da docência.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.