Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL

Authors

  • José González-Monteagudo
  • María Teresa Padilla-Carmona

Keywords:

Estudantes universitários de baixo rendimento, Formação narrativa, Inclusão universitária

Abstract

O presente texto está inscrito no âmbito do proejto europeu de pesquisa Innovative Solutions to Acquire Learning to Learn/INSTALL (Erasmus Multilateral Projects, nº 517750-LLP-1-IT-ERASMUS-ESIN; www.installproject.eu), desenvolvido entre outubro de 2011 e março de 2014, com a participação de universidades da Itália, Romênia, Irlanda e Espanha. O projeto levou a cabo uma ação de investigação e intervenção com estudantes em desvantagem educativa, com a intenção de promover a inclusão social e evitar a evasão através de uma formação baseada em técnicas narrativas. O objetivo do INSTALL foi desenvolver a competência  chave do “aprender a aprender” e da reflexividade na universidade, mediante um training dirigido a estudantes com baixo desempenho através da experimentação de uma metodologia inovadora, o chamado Itinerário de Mediação Narrativa (IMN). Os resultados da avaliação do projeto mostram a validade da metodologia empregada. A implementação positiva do projeto em quatro países europeus garante a solidez do enfoque, do processo e dos resultados do projeto INSTALL, que pretende afetar de maneira significativa a formação e o acompanhamento dos estudantes universitários, dentro e fora da Europa. O projeto teve implicações nas políticas universitárias, no êxito acadêmico dos estudantes, nos processos de orientação pessoal e universitária, bem como para a inovação das metodologias de formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2015-11-09

How to Cite

GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, J.; PADILLA-CARMONA, M. T. Formación con técnicas narrativas para estudiantes desventajados: el proyecto INSTALL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 21, p. 159-179, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/865. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Thematic dossier