Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas – SAVEAL: para ou contra a democratização da/na educação básica?

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DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10490

Palavras-chave:

avaliação educacional, democratização da educação, política educacional

Resumo

A partir de pesquisa sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas - Saveal, de 2001 até o ano de 2021, neste artigo focamos sua implementação no governo de José Renan Calheiros Filho (2015-2021). Tomamos como pressuposto que a avaliação externa e em larga escala é relevante quando fornece informações à gestão dos sistemas e instituições escolares, auxiliando dirigentes políticos e profissionais do magistério na tomada de decisões para o desenvolvimento educacional e a mitigação dos problemas identificados. A descrição e análise do Saveal, neste estudo, considera-o como movimento de política pública integrado à gestão educacional (BROOKE e CUNHA, 2011; SOUSA e OLIVEIRA, 2010) e suas implicações para a democratização da educação básica alagoana (MEDEIROS e LUCE, 2006; DIAS SOBRINHO, 2010). A análise do Saveal está situada na conjuntura histórica e sociopolítica e na sua materialização/implementação pela aplicação de testes de rendimento aos alunos. Contudo, neste estudo observamos, mormente, o modelo de gestão político-educacional utilizado no estado de Alagoas, mais particularmente no âmbito da Secretaria de Estado da Educação. Em metodologia qualitativa, de análise bibliográfica e documental, investigamos processos e resultados das avaliações externas em larga escala no estado de Alagoas. Notamos crescente meritocracia e privatização na gestão político-educacional, em detrimento da democratização da/na educação pública.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Maria Beatriz Luce. Professora Titular da UFRGS; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e do Mestrado Profissional em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0353790993809337.

Laudirege Fernandes Lima, Universidade Estadual de Alagoas - Brasil

Laudirege Fernandes Lima. Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. Professora Assistente na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Membro do Grupo de Pesquisa GAPP/UNEAL. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5757709360594322.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

LUCE, M. B.; LIMA, L. F. Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas – SAVEAL: para ou contra a democratização da/na educação básica?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10490, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10490. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10490. Acesso em: 20 abr. 2024.