Adaptação curricular com comunicação alternativa no ensino remoto durante a pandemia por covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13215

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, comunicação alternativa, educação especial, tecnologia assistiva, tecnologia digital

Resumo

A Comunicação Alternativa é utilizada na educação especial para auxiliar na adaptação curricular de alunos com necessidades especiais. Este artigo descreve o uso da Comunicação Alternativa no processo de adaptação curricular de uma aluna autista durante o atendimento educacional especializado remoto durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza a metodologia da pesquisa-ação colaborativa-crítica. Os participantes do estudo são duas professoras de atendimento educacional especializado, uma aluna autista de 8 anos matriculada no 3º ano do ensino fundamental regular e as pesquisadoras responsáveis. Foram realizadas 15 reuniões ao longo de 10 meses para compreender as necessidades educacionais da aluna, analisar o projeto educacional individualizado e planejar estratégias de atividades de comunicação alternativa. Foram desenvolvidas 5 estratégias e uma prancha de Comunicação Alternativa. Os resultados mostram a aquisição de conceitos curriculares, o surgimento da fala, a expansão da interação e a intenção comunicativa da aluna.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia de Oliveira Ralin, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Pós-Doutoranda na School of Rehabilitation Therapy - Queen’s University/CA. Pesquisadora do GEPELC (UFS). Contribuição de autoria: Desenho do trabalho, coleta de dados, interpretação dos dados e revisão crítica.

Laila Bianca Menezes Souza , Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa – GEPELC (UFS). Contribuição de autoria: Desenho do trabalho, coleta de dados, redação, metodologia e análise de dados.

Clayne Mirelle Pereira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa – GEPELC (UFS). Contribuição de autoria: Desenho do trabalho, coleta de dados, revisão estrutural e análise de dados.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

RALIN, V. L. de O.; SOUZA , L. B. M.; TEIXEIRA, C. M. P. Adaptação curricular com comunicação alternativa no ensino remoto durante a pandemia por covid-19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13215, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13215. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13215. Acesso em: 3 jul. 2024.