O CORPO NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DE ESTUDANTES DO COLÉGIO PEDRO II
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7028Palavras-chave:
Adolescência, Corpo, ConsumoResumo
O objetivo da pesquisa foi analisar as representações corporais de um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio Pedro II. A pesquisa se desenvolveu com 77 estudantes do Ensino Médio regular e integrado do Colégio Pedro II – Campus São Cristóvão III. Os instrumentos para coleta de informações foram um questionário survey on-line e grupo focal, com análise baseada no Método de Interpretação dos Sentidos, privilegiando o diálogo com a abordagem sociológica de Zygmunt Bauman. As análises desenvolvidas demonstraram, em consonância com o argumento baumaniano em torno dos processos de privatização e consumo, que os estudantes possuem identidades corporais ambivalentes, ou seja, seus entendimentos sobre o corpo são fluidos em função das estratégias de responsabilização individual em torno das decisões sobre o corpo, que foram influenciadas, no escopo dessa pesquisa, por ações educativas presentes na instituição em foco e por influências midiáticas.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, Felipe Quintão de; BRACHT, Valter; GOMES, Ivan Marcelo. Bauman & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ANDRADE, Mônica Rodrigues Maia et al. Prevalência de (in)satisfação corporal em escolares do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE CORPO E CULTURA, 1., 2007, Vitória. Anais... Universidade Federal do Espírito Santo, 2007.
BAUMAN, Zigmunt. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
______. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
______. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008a.
______. A sociedade individualizada: vidas contadas, histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008b.
______. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
______. Desafios educacionais na Modernidade Líquida. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 148, p. 41-58. jan./mar. 2002.
______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
______. Os livros no diálogo global das culturas. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 142, p. 87-101, jul./set. 2000.
______. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BRACHT, Valter. A Educação Física brasileira e a crise da década de 1980: entre a solidez e a liquidez. In. MEDINA, Jõao. P. S. (orgs.). A educação Física cuida do corpo... e “mente”. 26ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 99-116.
BRAGA, Patrícia Déa; MOLINA, Maria del Carmen Bisi; FIGUEIREDO, Túlio Alberto Martins de. Representações do corpo: com a palavra um grupo de adolescentes de classes populares. Ciência & Saúde Coletiva, n. 15, p. 87-95, jan. 2010.
DAYRELL, Juarez Tarcisio (org.) Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
______. O jovem como sujeito social. Revista brasileira de educação, Rio de janeiro, n. 24, p. 40-52, set./out./nov./dez. 2003.
FORTES, Leonardo de Sousa et al. A autoestima afeta a insatisfação corporal em adolescentes do sexo feminino? Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 236-240, 2014.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 79-108.
GOMES, Romeu et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (orgs.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005, p. 185-221.
GOELLNER, Silvana Vilodre.; FIGUEIRA, Márcia Luiza Machado. Corpo e Gênero: a revista capricho e a produção do corpo feminino. Motrivivência, Florianópolis, n. 19, ano XIII, p. 1-13, dez. 2002.
LIMA, Aluísio Ferreira de; BATISTA, Karina de Andrade; LARA JUNIOR, Nadir. A ideologia do corpo feminino perfeito: questões com o real. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 1, p. 49-59, jan./mar. 2013.
MARQUES, Inês Maria et al. (In)Satisfação com a imagem corporal na adolescência. Nascer e Crescer, Porto, v. 25, n. 4, p. 217-221, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2006.
PALMA, Alexandre et al. A insatisfação com peso e massa corporal em estudantes do ensino médio do sexo feminino no Município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 51-64, jan./mar. 2013.
PASSOS, Michelle Delboni dos et al. Representações sociais do corpo: um estudo com adolescentes do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 12, p. 2383-2393, dez. 2013.
PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5/6, p. 15-24, 1997.
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1993.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, Ana Márcia. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestão de um novo arquétipo de felicidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
TRAD, Leny Alves Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009.
WALTER, Olga Maria Formigone Carvalho. Análise de ferramentas gratuitas para condução de survey online. Produto e Produção, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 44.58, jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.