O CORPO NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DE ESTUDANTES DO COLÉGIO PEDRO II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7028

Palavras-chave:

Adolescência, Corpo, Consumo

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar as representações corporais de um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio Pedro II. A pesquisa se desenvolveu com 77 estudantes do Ensino Médio regular e integrado do Colégio Pedro II – Campus São Cristóvão III. Os instrumentos para coleta de informações foram um questionário survey on-line e grupo focal, com análise baseada no Método de Interpretação dos Sentidos, privilegiando o diálogo com a abordagem sociológica de Zygmunt Bauman. As análises desenvolvidas demonstraram, em consonância com o argumento baumaniano em torno dos processos de privatização e consumo, que os estudantes possuem identidades corporais ambivalentes, ou seja, seus entendimentos sobre o corpo são fluidos em função das estratégias de responsabilização individual em torno das decisões sobre o corpo, que foram influenciadas, no escopo dessa pesquisa, por ações educativas presentes na instituição em foco e por influências midiáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e Silva, Colégio Pedro II – Brasil

Mestre em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Professor do Colégio Pedro II (CPII) – Brasil; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/CP2).

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Doutor em Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo; Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF/UFES).

Leonardo Trápaga Abib, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

Doutor, UFES; Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil; Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF).

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão de; BRACHT, Valter; GOMES, Ivan Marcelo. Bauman & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ANDRADE, Mônica Rodrigues Maia et al. Prevalência de (in)satisfação corporal em escolares do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE CORPO E CULTURA, 1., 2007, Vitória. Anais... Universidade Federal do Espírito Santo, 2007.

BAUMAN, Zigmunt. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

______. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

______. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008a.

______. A sociedade individualizada: vidas contadas, histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008b.

______. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

______. Desafios educacionais na Modernidade Líquida. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 148, p. 41-58. jan./mar. 2002.

______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

______. Os livros no diálogo global das culturas. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 142, p. 87-101, jul./set. 2000.

______. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BRACHT, Valter. A Educação Física brasileira e a crise da década de 1980: entre a solidez e a liquidez. In. MEDINA, Jõao. P. S. (orgs.). A educação Física cuida do corpo... e “mente”. 26ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 99-116.

BRAGA, Patrícia Déa; MOLINA, Maria del Carmen Bisi; FIGUEIREDO, Túlio Alberto Martins de. Representações do corpo: com a palavra um grupo de adolescentes de classes populares. Ciência & Saúde Coletiva, n. 15, p. 87-95, jan. 2010.

DAYRELL, Juarez Tarcisio (org.) Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

______. O jovem como sujeito social. Revista brasileira de educação, Rio de janeiro, n. 24, p. 40-52, set./out./nov./dez. 2003.

FORTES, Leonardo de Sousa et al. A autoestima afeta a insatisfação corporal em adolescentes do sexo feminino? Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 236-240, 2014.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 79-108.

GOMES, Romeu et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (orgs.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005, p. 185-221.

GOELLNER, Silvana Vilodre.; FIGUEIRA, Márcia Luiza Machado. Corpo e Gênero: a revista capricho e a produção do corpo feminino. Motrivivência, Florianópolis, n. 19, ano XIII, p. 1-13, dez. 2002.

LIMA, Aluísio Ferreira de; BATISTA, Karina de Andrade; LARA JUNIOR, Nadir. A ideologia do corpo feminino perfeito: questões com o real. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 1, p. 49-59, jan./mar. 2013.

MARQUES, Inês Maria et al. (In)Satisfação com a imagem corporal na adolescência. Nascer e Crescer, Porto, v. 25, n. 4, p. 217-221, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2006.

PALMA, Alexandre et al. A insatisfação com peso e massa corporal em estudantes do ensino médio do sexo feminino no Município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 51-64, jan./mar. 2013.

PASSOS, Michelle Delboni dos et al. Representações sociais do corpo: um estudo com adolescentes do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 12, p. 2383-2393, dez. 2013.

PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5/6, p. 15-24, 1997.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1993.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, Ana Márcia. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestão de um novo arquétipo de felicidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

TRAD, Leny Alves Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009.

WALTER, Olga Maria Formigone Carvalho. Análise de ferramentas gratuitas para condução de survey online. Produto e Produção, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 44.58, jun. 2013.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

SILVA, G. de C. R. F. e; GOMES, I. M.; ABIB, L. T. O CORPO NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DE ESTUDANTES DO COLÉGIO PEDRO II. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 443-464, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.7028. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7028. Acesso em: 21 nov. 2024.